FERTBIO 2016

"Rumo aos novos desafios"

16 a 20 de Outubro
Centro de Convenções de Goiânia - GO

Palestrantes

Confira aqui os palestrantes convidados do evento
  • Adilson de Oliveira Junior
    Adilson de Oliveira Junior
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (2000), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo/Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (2008). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: soja e adubação com fósforo, potássio e micronutrientes.

    Download palestra

    Download palestra
  • André Rodrigues dos Reis
    André Rodrigues dos Reis
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo (2007). Recebeu o título de PhD pela Waseda University (Japão) em 2013. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fisiologia e bioquímica de plantas cultivadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecofisiologia do cafeeiro, feijão-caupi, arroz e soja, manejo da adubação nitrogenada, biofortificação agronômica com micronutrientes (zinco e selênio em arroz, trigo, ervilha, pastagens), fitorremediação de disruptores endócrinos e farmacêuticos. Membro da Sociedade Internacional de Pesquisas sobre Selênio em Alimentos, Saúde humana e no Ambiente. Atualmente é Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências e Engenharia UNESP-Tupã responsável pelas disciplinas de Biologia Geral, Fisiologia Vegetal e Biossistemas da Produção Vegetal no curso de Engenharia de Biossistemas. Professor Visitante na University of Birmingham e University of Nottingham, atuando em pesquisas relacionadas a transcriptômica, expressão gênica e fatores de transcrição no processo germinativo da Arabidopsis e soja inoculada com selênio e níquel. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Agronomia na UNESP-FEIS Universidade Estadual Paulista (Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira), atuando nas linhas de pesquisa de 1) biofortificação agronômica de culturas com micronutrientes essenciais para a saúde humana (ferro, iodo, selênio e zinco); 2) Genômica fisiológica de nutrientes em plantas; 3) Fitorremediação de metais pesados do solo.
  • Antonio Rodrigues Fernandes
    Antonio Rodrigues Fernandes
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1980), mestrado em Agronomia Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal Rural da Amazônia (1995) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2000). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal Rural da Amazônia. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Editor da Revista de Ciências Agrárias (Belém), Editor da Acta Amazonica, Referee das revistas - Floresta (UFPR) , Revista de Ciências Agrárias (Belém), Semina: Ciências Agrárias (UEL), Revista Ciência Agronômica, Revista Brasileira de Ciência do Solo, Pesquisa Agropecuária Tropical, Scientia Florestalis, Revista Arvore, Revista Caatinga, Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Revista de Ciências Agroveterinárias, Agronomy Journal, Land Degradation & Development, Science of the Total Environment. Membro do Conselho Diretor da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo: I Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e Presidente do XXXVI CBCS. Participa da rede de pesquisa em biocarvão, coordenada pela Embrapa. Participa de rede pesquisa Bionorte. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo da fertilidade do solo e Nutrição de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo do solo visando a recuperação e adubação, avaliação de elementos potencialmente tóxico ao ambiente e valores de referências para elementos-traço.
  • Arminda Moreira de Carvalho
    Arminda Moreira de Carvalho
    Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1986). Concluiu os cursos de mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1990) - ESALQ e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). É pesquisadora A da Embrapa Cerrados e orientadora no Curso de Pós-Graduação em Agronomia - UnB. É Editora Científica da Revista Horticultura Brasileira (0102-0536) e revisora ad hoc de periódicos nacionais e internacionais. Possui experiência de trabalhos publicados em revistas indexadas nacionais e internacionais, com 13 trabalhos publicados em Revistas Indexadas nos últimos cinco anos e 6 artigos aprovados para publicação em Revistas Indexadas Nacionais e Internacionais, nas seguintes linhas temáticas: decomposição de resíduos vegetais, sistema plantio direto e plantas de cobertura, matéria orgânica do solo, ciclagem de nutrientes e estoques de carbono e nitrogênio, emissões de gases de efeito estufa, mudanças climáticas e sistemas integrados de produção. É coordenadora do Projeto em Rede da Embrapa - Dinâmica de Gases de Efeito Estufa e Balanço de Carbono em Sistemas de Produção de Grãos no Cerrado. É líder do grupo de pesquisa - Dinâmica de Carbono e Gases de Efeito Estufa em Sistemas de Intensificação Ecológica no Bioma Cerrado. Possui mais de 40 orientações, dentre IC, Ms, Dr. e supervisão de pós-doc, com tese defendida recentemente sob sua orientação. Coordenadora de projetos com 7 bolsas Capes-Embrapa (Ms e Dr.) aprovadas no programa de pós-graduação em Agronomia-UnB.

    Download palestra
  • Bruno José Rodrigues Alves
    Bruno José Rodrigues Alves
    Graduou-se em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1987. Durante a graduação foi bolsista de iniciação científica do CNPq na Embrapa Agrobiologia. Concluiu os cursos de mestrado (1992) e doutorado (1996) em Agronomia (Ciência do Solo) também pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especializando-se em técnicas para estudo da dinâmica de N no solo e quantificação da fixação biológica de N2, especialmente aquelas baseadas no uso de isótopos estáveis. Em 2004/2005 realizou um treinamento em nível de Pós-doutorado na Universidade de Edimburgo (School of Geosciences, Institute of Atmospheric and Environmental Sciences), Escócia, na quantificação de gases traço de efeito estufa (N2O e CH4) derivados do solo. É pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e professor-orientador do Curso de pós-graduação em Ciência do Solo, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: seqüestro de C e gases de efeito estufa, fixação biológica de nitrogênio, dinâmica de N e C em sistemas agrícolas e agroenergia.
  • Bruno Tomio Goto
    Bruno Tomio Goto
    Doutor em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (2005-2009), desenvolvendo as pesquisas no Laboratório de Micorrizas do Departamento de Micologia. Atualmente Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na área de Botânica e Micologia com ênfase em Taxonomia e Sistemática de Fungos. Atualmente é coordenador do Programa de Pós-graduação em Sistemática e Evolucão (Conceito 4-Capes) e desenvolve sua pesquisa no Laboratório de Biologia de Micorrizas (http://glomeromycota.wix.com/lbmicorrizas). Desenvolve pesquisas em taxonomia, filogenia, ecologia e evolução de Glomeromycota, atuando também em taxonomia e sistemática de Zygomycota com ênfase em Endogonales. As principais contribuições em Glomeromycota foram as descrições de duas classes (Archaeosporomycetes e Paraglomeromycetes), uma ordem (Gigasporales), duas famílias (Intraornatosporaceae e Sacculosporaceae), dez gêneros (Albahypha, Bulbospora, Intraspora, Intraornatospora, Paradentiscutata, Septoglomus, Simiglomus, Sacculospora, Tricispora e Viscospora) e 16 espécies (Ambispora brasiliensis, Acaulospora endographis, Acaulospora herrerae, Acaulospora ignota, Acaulospora papillosa, Acaulospora reducta, Glomus crenatum, Glomus trufemii, Septoglomus titan, Rhizoglomus natalensis, Dentiscutata colliculosa, Intraornatospora intraornata, Paradentiscutata bahiana, Paradentiscutata maritima, Racocetra tropicana, Bulbospora minima). Ainda descreveu dois novos gêneros de Basidiomycota (Abrachium e Psammophila) e uma nova espécie de Phallales (Psammophila reticulata).
  • Camila Maistro Patreze
    Camila Maistro Patreze
    Possui graduação em Ciências Biológicas (2000) e mestrado em Ciências Biológicas, Área de Biologia Vegetal (2003) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), onde trabalhou com a interação rizóbio-micorriza-planta. Concluiu o doutorado (2008) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP) na área de biologia molecular vegetal. Fez estágio de pós-doutoramento pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com enfoque em expressão gênica vegetal em 2008 e pós-doutoramento no Plant Research International (PRI), na Holanda, em 2009, trabalhando com interação entre proteínas ligadas ao desenvolvimento floral vegetal. Desde 2010 é Profa. Adjunta pelo Depto. de Botânica da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); ministra disciplinas para os cursos de Bacharelado em Ciências Ambientais, Licenciatura em Ciências da Natureza, Licenciatura em Biologia, Licenciatura em Ciências Biológicas, Bacharelado em Ciências Biológicas e Biomedicina e faz parte do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da Unirio, área de concentração: Biodiversidade Neotropical. Tem experiência na área de biotecnologia e biodiversidade molecular de plantas e fungos micorrízicos, desenvolvimento floral e expressão gênica.

    Download palestra
  • Carlos Alexandre Costa Crusciol
    Carlos Alexandre Costa Crusciol
    Possui Graduação em Agronomia (1992) pela Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Ilha Solteira, Mestrado (1995) e Doutorado (1998) em Agronomia (Agricultura), e Livre-Docência (2001) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu (FCA/UNESP), além de Pós-Doutorado pela Universidade da Florida (2011/2012). Foi Diretor da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (FEPAF). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação (FCA/UNESP) em Agronomia-Agricultura (Triênio: 2007-2009). Já orientou 25 alunos em nível de mestrado e 26 em nível doutorado. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2000. Atualmente é Professor Titular (2010) da FCA/UNESP de Botucatu, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia-Agricultura (Quadriênio: 2013-2016), Vice-chefe do Departamento de Produção e Melhoramento Vegetal (2015-2016), Membro do Conselho Editorial da European Journal of Agronomy (Revista oficial da Sociedade Europeia de Agronomia) e Membro do Integrated Crop-Livestock Systems Network of the GRA Croplands Research Group (USDA/USA). Tem experiência na área de Agricultura, com ênfase em sistemas de produção agrícola, manejo da fertilidade do solo e fisiologia aplicada, atuando principalmente nas culturas do arroz, amendoim e cana-de-açúcar, e nos temas integração lavoura-pecuária, silício na agricultura e reguladores vegetais.

    Download palestra
  • Carlos Cesar Evangelista de Menezes
    Carlos Cesar Evangelista de Menezes
    Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1999). Foi professor titular da Fundação do Ensino Superior de Rio Verde no período de 01/2000 a 06/2004, inclusive ministrou a disciplina Fisiologia da Produção para a primeira turma do Mestrado em Produção Vegetal. A partir de 05/2004 assumiu a gerência do Centro Tecnológico da COMIGO (Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano), onde é responsável pelas pesquisas da cooperativa e pela Feira TECNOSHOW (antiga Agrishow Comigo). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção e Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: soja, sistema de plantio direto, manejo da fertilidade, produtividade, cultivares, nodulação e sementes.
  • Cássio Antonio Tormena
    Cássio Antonio Tormena
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1985) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. È editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo e da Revista Acta Scientiarum - Agronomy. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Física do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo físico do solo, qualidade física do solo, propriedades físicas do solo, funções de pedotransferência, plantio direto e compactação do solo. Em 2016, concluiu o pós-doutorado no National Laboratory for Agriculture and the Environment (NLAE - USDA).
  • Cícero Célio de Figueiredo
    Cícero Célio de Figueiredo
    Possui graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997), especialização em Nutrição Mineral de Plantas pela ESALQ/USP, mestrado em Ciências Agrárias (Solos) pela Universidade de Brasília (2003) e doutorado em Solo e Água pela UFG (2009), em parceria com a Embrapa Cerrados. Atualmente é professor adjunto IV da Universidade de Brasília (FAV/UnB) e orientador nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia da UnB. Tem experiência na área de Ciências Agrárias, com ênfase em Ciência do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: solos do Cerrado, matéria orgânica do solo, dinâmica do carbono no solo, fracionamento da matéria orgânica, uso e dinâmica de resíduos orgânicos, sistemas sustentáveis de manejo do solo. É líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado "Manejo do solo e de resíduos orgânicos para uma agricultura de baixa emissão de carbono" e atua como membro do comitê gestor do Plano ABC do DF.

    Download palestra
  • Daniel Basílio Zandonadi
    Daniel Basílio Zandonadi
    Doutor em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Produção Vegetal. Doutorado Sandwich na Texas A&M University sob supervisão da Dra. Marla Binzel. Tem experiência na área de Bioquímica e Fisiologia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: Atividade biológica de hormônios vegetais, Bioestimulantes; Sistemas orgânicos de produção; Estresses abióticos; Ecofisiologia de espécies de mangue e; Microorganismos promotores de crescimento vegetal. Revisor de três peródicos, possui 16 artigos publicados em periódicos especializados com 204 citações no ISI (h-index=6). Destaca-se a publicação no periódico Planta de 2007 premiada no Faculty of 1000 Biology como "must read". Foi professor Titular da Universidade Vila Velha (Graduação em Biologia e Pós-graduação em Ecologia de Ecossistemas) onde liderou projetos de recuperação ambiental de áreas degradadas de manguezais em parceria com Prefeitura de Vitória. Foi professor Adjunto I (Bioquímica) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem) em 2010. Posteriormente trabalhou na Embrapa Hortaliças na área de fisiologia vegetal, em projetos relacionados a produção de bioestimulantes, fertilizantes e agricultura orgânica por mais de 5 anos. Atualmente é professor do Nupem/UFRJ na área de Processos Biotecnológicos para Restauração Ambiental.

    Download palestra
  • Daniel Vidal Pérez
    Daniel Vidal Pérez
    Daniel Vidal Pérez concluiu o doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2002. Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Publicou 79 artigos em periódicos especializados e 160 trabalhos em anais de eventos. Possui 10 capítulos de livros publicados. Possui 17 trabalhos técnicos publicados pela Embrapa. Nos últimos sete anos foi integrante de 7 projetos de pesquisa, sendo, atualmente, coordenador de 2. Também, nos últimos sete anos, foi revisor Ad-Hoc de 8 Periódicos Nacionais Indexados e é Editor Assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo. Orientou/co-orientou, nos últimos sete anos, 11 bolsistas de Mestrado, 03 bolsistas de Doutorado e 08 bolsistas de Iniciação Científica. Atualmente, orienta/co-orienta 01 bolsistas de Mestrado, 04 bolsistas de Doutorado. Em suas atividades profissionais interagiu com 351 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Atua nas áreas de Ciência do Solo e Química Analítica, com ênfase em Química do Solo, principalmente nos seguintes temas: metais pesados, radionuclídeos e hidrocarbonetos.

    Download palestra
  • Dilmar Baretta
    Dilmar Baretta
    É credenciado como Professor Permanente e Orientador do Programa de Mestrado em Zootecnia (http://ppg.zootecnia.ceo.udesc.br) & Doutorado em Ciência do Solo da UDESC (http://www.cav.udesc.br/?id=792). Graduou-se em Agronomia pela UDESC (dezembro de 2001) e concluiu o Mestrado em Agronomia: Ciência do Solo pela UDESC (2002-2003= 19 meses). Obteve o título de Doutor em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela USP/ESALQ (2007) e Doutorado-Sanduíche (2006-2007) via CNPq na Universidade de Rouen (França), sob orientação do Professor Thibaud DECAËNS. Em 2007 também realizou estágio e vários cursos (Análise multivariada, taxonomia e indicadores de qualidade do solo) na Universidade de Coimbra (Portugal), sob orientação do Professor José Paulo SOUSA (2007). Concluiu o Pós-Doutorado em Ciência do Solo no Departamento de Solos da USP/ESALQ (2008). Atualmente consultor ad hoc de mais de 10 revistas científicas, a maioria Qualis A na área de Agronomia e Zootecnia, FAPESP, FAPESC, CAPES, CNPq e Empresas Privadas. Publicou vários artigos em revistas QUALIS A e + de 400 trabalhos (a maioria expandidos) em congressos nacionais e internacionais. Participou como pesquisador e colaborador de 3 projetos Europeus [GESSOL program; GIP-ECOFOR program and ADEME program: ?Développement de bioindicateurs de qualité des sols basés sur la macrofaune? (project coordinators: Dr. T. Decaëns et al., ECODIV)]. Possui experiência na área de Agronomia (Ciência do Solo), com ênfase em Biologia do Solo: Fauna do Solo, atuando principalmente nos temas: ecologia do solo, ecotoxicologia do solo, ensaios de laboratório (mesocosmos), atributos microbiológicos do solo, bioindicadores de qualidade do solo (IBQS, IGQS, QBS) e análise multivariada de dados aplicada a Ciência do Solo. É Professor Associado na área de Solos e Sustentabilidade do Departamento de Zootecnia da UDESC Oeste, Chapecó, SC. Foi Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da UDESC Oeste de 2010 a 2016 (www.ceo.udesc.br). É Editor Assistente da RBCS desde 2010 e membro titular da Comissão de Biologia do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo desde 2015. Atualmente é Diretor Geral da UDESC Oeste (Gestão 2016-2020) e também Bolsista em Produtividade Científica do CNPq até 2019.
  • Diva de Souza Andrade
    Diva de Souza Andrade
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1982), mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) e doutorado em Ciências Biológicas - London University Wye College (1999). Atualmente é pesquisador ii do Instituto Agronômico do Paraná, professor no mestrado em Agricultura Conservacionista do IAPAR. Participa da orientação de iniciação cientifica desde 1992 e co-orienta mestrado e doutorado em parceria com curso de Bioenergia e o de Química da UEL. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica de nitrogênio, atividade microbiana, ecologia microbiana, biomassa microbiana e isolamento e caraterização de microalgas para produção de biomassa para bioenergia e pigmentos. Coordenou a área técnica de solos no Instituto Agronômico do Paraná de outubro de 2005 a abril de 2008. Na pós-graduação do IAPAR "Agricultura Conservacionista" é professora responsável pela disciplina Microbiologia dos Agrossistemas. É credenciada e orienta no mestrado em Bioenergia da Universidade Estadual de Londrina. Coorienta no curso de doutorado em Química da UEL. Bolsista Produtividade em Pesquisa da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná.

    Download palestra
  • Djalma Martinhão Gomes de Sousa
    Djalma Martinhão Gomes de Sousa
    Possui graduação em Química pela Universidade de Brasília (1974) e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980). Atualmente é Pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Embrapa Cerrados. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertitildade de solos do Cerrado, adubação, pastagens e plantio direto.
  • Douglas KArlen
  • Éder de Souza Martins
    Éder de Souza Martins
    Possui graduação (1987), mestrado (1991) e doutorado (1999) em Geologia pela Universidade de Brasília (1987). Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária na Embrapa Cerrados. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geoquímica e Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, solo, mineralogia, mapeamento e cinética química. Atualmente é líder do Projeto Embrapa (MP2) 02.14.10.002.00.00: Caracterização e avaliação de Agrominerais Silicáticos no manejo da fertilidade do solo. É responsável pela coordenação do Tema "Viabilização de agrominerais alternativos como condicionadores de solo, corretivos e fontes de nutrientes", que compõe o Portfólio "Suprimento eficiente de nutrientes para a agricultura brasileira" da Embrapa. Integra a Rede Mapeamento Digital de Solos, coordenada pela Embrapa, onde desenvolve estudos da relação relevo-solo.

    Download palestra
  • Eduardo Fávero Caires
    Eduardo Fávero Caires
    Possui graduação em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp - Jaboticabal (1986), Mestrado (1990) e Doutorado (1994) em Agronomia pela Faculdade de Ciências Agronômicas - Unesp - Botucatu. Atualmente é Professor Associado da área de Fertilidade do Solo da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Coordena o Laboratório de Fertilidade do Solo da Universidade Estadual de Ponta Grossa desde 1992 e atua como bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1995. Foi Diretor de Pesquisa (1995-1998), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (2003-2005) e Diretor do Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia (2005-2015) da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e Editor Associado das revistas Scientia Agricola (2003-2011) e Bragantia (2009-2011). Foi vencedor do Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, área de Ciências Agrárias, no ano de 2008. Possui experiência na área de Agricultura, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: acidez do solo, calagem, gesso, nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio e enxofre em plantio direto.

    Download palestra
  • Enderson Petrônio de Brito Ferreira
    Enderson Petrônio de Brito Ferreira
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa Arroz e Feijão e orientador de Mestrado e Doutorado do Curso de Pós-Graduação em Agronomia da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, Marcadores Moleculares e Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), atuando principalmente na avaliação de bactérias e genótipos de feijoeiro comum eficientes quanto a FBN, determinação de indicadores de qualidade do solo e agricultura com base ecológica. Atua também como revisor ad hoc de periódicos de circulação nacional e internacional e de Instituições de fomento à pesquisa.
  • Eros Artur Bohac Francisco
    Eros Artur Bohac Francisco
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo de Grandes Culturas, Fertilidade do Solo e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: soja; milho; algodão; arroz; culturas de cobertura; manejo de adubação; fontes alternativas de fósforo; rochas fosfáticas. Atualmente é Diretor Adjunto do IPNI para a região centro-oeste do Brasil.

    Download palestra
  • Estevão Melli
  • Fabiana Mongeli Peneireiro
    Fabiana Mongeli Peneireiro
    Possui graduação em engenharia agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Ciências Florestais pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Educação pela na Faculdade de Educação da UnB, na área de Educação e Ecologia Humana (2013). Como consultora autônoma, tem experiência profissional relacionada à Agroecologia e agrofloresta, na implantação e manejo de sistemas de produção com vistas à sustentabilidade; desenvolvimento rural e extensão rural. Também atua na área de educação ambiental, tendo ministrado cursos de formação junto a diferentes públicos (agricultores, técnicos extensionistas, estudantes universitários, de ensino técnico e fundamental).

    Download palestra
  • Fatima Maria de Souza Moreira
    Fatima Maria de Souza Moreira
    Nasceu em 1953 na cidade do Rio de Janeiro. Concluiu o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1977. Seu título de MSc foi obtido em 1983, em Ciências Biológicas, área de concentração Botânica, com créditos extras na área de concentração Ecologia no convênio Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia e Fundação Universidade do Amazonas, Manaus. O PhD em Agronomia área de concentração solos foi obtido em 1991 na UFRRJ em sandwiche com a Universidade de Ghent, Bélgica em Biologia molecular. Três Pós-Doutorados em Biologia Molecular foram realizados na Universidade Nacional Autonoma do México (1991), Universidade de York (Inglaterra) (1995), e na Michigan State University (EUA) (2001). Entre outros, estagiou na ORSTOM (Senegal) e Institute Pasteur (FR), realizou cursos de treinamento organizados pelo Instituto Internacional de Estúdios Avanzados/UNESCO (Venezuela) e na International Atomic Energy Agency (Áustria). Desenvolveu projeto de pesquisa junto ao Internacional Centre for Research in Agroforestry e de 2002 a 2010 projeto multi-disciplinar, multiinstitucional e multinacional junto ao Tropical Soil Biology and Fertility Programme do Centro Internacional de Agricultura Tropical (Quênia) com financiamento da Organização das Nações Unidas e implementação do United Nations Environmental Programme (Conservation and sustainable Management of Below Ground Biodiversity- GF2715/02), do qual foi coordenadora no Brasil, onde o projeto foi denominado BiosBrasil,(www.biosbrasil.ufla.br) (mesmo nome do grupo de pesquisa do CNPq). De 1978 a 1993 foi pesquisadora do INPA, e a partir de 1993, professora do Departamento de Ciência do Solo da Universidade Federal de Lavras (UFLA) nas áreas de Microbiologia e Bioquímica do Solo, Microbiologia Ambiental e Agrícola com ênfase em biodiversidade, organismos fixadores de nitrogênio, processos microbianos, e poluição do solo. A partir de março de 2011 é coordenadora do curso de PG em Ciência do solo da UFLA e a partir de agosto de 2011 é diretora da divisão processos e propriedades do solo da SBCS e a partir de agosto de 2015 é presidente da SBCS. É pesquisadora do CNPq, consultora de agências ligadas a Ciência e Tecnologia e membro do CA de Agronomia/CNPq desde 12/2013. Publicou em (autoria e co-autoria) 160 artigos em periódicos especializados nacionais e internacionais e 12 trabalhos em anais de eventos. Tem 45 capítulos de livros publicados. Editorou 13 livros e escreveu outros 4. Possui 40 itens de produção técnica. Participou de 110 eventos no exterior e no Brasil. Orientou 35 dissertações de mestrado e co-orientou 19, orientou 24 teses de doutorado e co-orientou 8, além de ter orientado 45 estudantes de iniciação científica, 16 trabalhos de conclusão de curso de graduação, e 69 orientações de outra natureza e 5 posdocs. Recebeu 7 prêmios e/ou homenagens. Desde 1984 participou de 27 projetos de pesquisa (nacionais e internacionais), sendo coordenador de 8 destes. Atualmente coordena 9 projetos de pesquisa.É membro do comitê científico consultivo da ¨Global Soil Biodiversity Initiative¨. Tem interagido com vários colaboradores de diversas instituições nacionais e internacionais. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Fixação biológica de N2, biodiversidade, ecologia microbiana, leguminosas, rizóbio, inoculantes, simbioses radiculares, micorrizas, microbiologia e processos biológicos do solo. Descreveu 3 novas espécies bacterianas fixadoras de N2 (Azospirillum amazonense, Mesorhizobium plurifarium e Azorhizobium doebereinerae) e relatou essa característica em Cupriavidus necator, Burkholderia fungorum, B.lata e B.contaminans. Foi indicada para o Prêmio Claudia/2010-Ciências.Tem aprovadas pelo MAPA duas estirpes de Bradyrhizobium sp. (INPA 3-11B e UFLA3-84) como inoculante para caupi. Até 1989 publicou como Fatima Maria Moreira Magalhães
  • Fernando Dini Andreote
    Fernando Dini Andreote
    Professor Associado em Microbiologia do Solo na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo. Engenheiro agrônomo e Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela mesma instituição. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia Agrícola da ESALQ/USP. Atua na área de Microbiologia do Solo e Ambiental, com enfoque em análises independentes de cultivo de comunidades microbianas. Estuda comunidades microbianas em áreas naturais, como os biomas Mata Atlântica, Caatinga e Manguezais, e em áreas de produção agrícola, com destaque para áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Representa a International Society for Microbial Ecology (ISME) no Brasil, e é Membro Afiliado a Academia Brasileira de Ciências.
  • Flávia Aparecida de Alcântara
    Flávia Aparecida de Alcântara
    Graduada em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Uberlândia (1995), com mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (1998) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras, modalidade Sanduíche/Capes (Universidade de Wageningen, Holanda) (2002). É pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (de 2004 a 2010 na Embrapa Hortaliças e de 2011 até hoje na Embrapa Arroz e Feijão). Tem experiência nas áreas de Fertilidade do Solo e Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação orgânica, adubação verde, manejo do solo, agricultura familiar, pesquisa participativa e agricultura urbana e periurbana. Atualmente é coordenadora de P&D do Grupo de Pesquisa e Transferência em Agroecologia e gestora da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão.
  • George Gardner Brown
    George Gardner Brown
    George Gardner Brown cursou agronomia na Universidade de Wisconsin (1990), realizando o mestrado em solos na Universidade da Georgia (1993) e o doutorado em ecologia na Université Paris VI-Pierre et Marie Curie (1999). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Florestas). Publicou (em autoria e co-autoria) 76 artigos em periódicos especializados, >300 trabalhos/resumos em anais de eventos, 44 capítulos de livros, 5 anais de eventos e 2 livros. Participou no desenvolvimento de 1 produto tecnológico. Orientou e co-orientou 21 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado, alem de ter orientado 9 trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso nas áreas de ecologia, zoologia, agronomia e bioquímica. Recebeu 15 prêmios e/ou homenagens. Entre 1994 e 2013 participou de 20 projetos de pesquisa (nacionais e internacionais, finalizados), sendo coordenador de 12 destes. Atualmente participa em 10 projetos de pesquisa, sendo coordenador de 5 deles. É membro do quadro permanente de professores da pós-graduação em Ciências do Solo da UFPR, onde ministra duas disciplinas e orienta alunos desde 2008. Atua na área de ecologia, com ênfase em ecologia do solo, especialmente minhocas. Em suas atividades profissionais interagiu com mais de 600 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

    Download palestra
  • Geraldo César de Oliveira
    Geraldo César de Oliveira
    Geraldo César de Oliveira Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (1978-1982); mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1991-1993) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1998-2002). Foi Gerente Técnico de Empresa produtora de Borracha Natural no norte do Brasil (1983-1991; Pedólogo Senior em Empresa de Consultoria Agrícola no ano de 1994; Professor Visitante na Escola Superior de Agricultura de Lavras (1995-1996); Professor Auxiliar e Adjunto da Universidade Federal de Goiás (1996-2006). É professor Associado IV da Universidade Federal de Lavras onde já coordenou o programa institucional de Iniciação científica (PIBIC) e o programa de educação tutoriada (PET). Foi Sub Chefe do Departamento de Ciência do Solo e Membro do Conselho Universitário da UFLA entre os anos 2013 e 2015. Tem experiência na área de Ciência do Solo, com ênfase em Pedologia Aplicada, Física do Solo e manejo e conservação do solo e água, atuando principalmente nos seguintes temas: Reconhecimento de solos na paisagem e potencialidade de uso; Diagnóstico e predição da compactação de solos; Degradação estrutural e Reestruturação do solo em solos manejados na cafeicultura. É bolsista de produtividade do CNPq.

    Download palestra
  • Godofredo Cesar Vitti
    Godofredo Cesar Vitti
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1970), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é professor titular da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Adubos e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutricao, adubacao,fertilizantes,metais pesados,cana-de-açúcar, soja, citros e milho. Orientador do Grupo de Apoio a Pesquisa e Extensão (GAPE).

    Download palestra
  • Guilherme Montandon Chaer
    Guilherme Montandon Chaer
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1998), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2001) e doutorado em Crop And Soil Science pela Oregon State University (2008). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) atuando no Centro Nacional de Pesquisa de Agrobiologia. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ, onde também é professor responsável da disciplina Ciclagem de Nutrientes e Qualidade do Solo em Florestas. Tem experiência na área de Ciência do Solo e Silvicultura, atuando principalmente nos temas: qualidade do solo; indicadores bioquímicos do solo; ecologia de microorganismos do solo; silvicultura e recuperação de áreas degradadas.
  • Heitor Cantarella
    Heitor Cantarella
    Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1974), mestrado em Agronomia - Iowa State University (1981) e doutorado em Agronomia - Iowa State University (1983). Atualmente é pesquisador cientifico VI do Instituto Agronômico de Campinas, Revisor frequente de diversos periódicos nacionais e internacionais. É membro da Coordenação do Programa de Bioenergia da Fapesp (BIOEN) que conta com mais de 100 projetos financiados nas diversas áreas de pesquisa em bioenergia. Tem projetos de pesquisa em colaboração com pesquisadores dos Estados Unidos e Holanda. Coordena o Ensaio de Proficiência de Laboratórios de Análise de Solo de SP do qual participam mais de 120 laboratórios públicos e privados. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em fertilidade do solo, adubação e nutrição de culturas, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de solo, recomendações de adubação, eficiência de uso de fertilizantes, nitrogênio. Ultimamente tem se dedicado à nutrição de cana-de-açúcar e avaliação de impactos ambientais oriundos do uso de fertilizantes em culturas para a produção de bioenergia.
  • Helson Mario Martins do Vale
    Helson Mario Martins do Vale
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade de Brasília (UnB). Atua em disciplinas de graduação dos cursos de Agronomia (Micro-organismos Fitopatogênicos) e Ciências Ambientais (Diversidade Microbiana) e disciplinas de pós-graduação dos cursos de Fitopatologia (Seminários Temáticos em Fitopatologia) e Biologia Microbiana (Ecologia Microbiana) da UnB. Tem experiência na área de Agronomia e Biologia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Fixação Biológica de Nitrogênio, Ecologia Microbiana, Caracterização Molecular de Micro-organismos, Diversidade de Leveduras em Ecossistemas Brasileiros, Diversidade de Micro-organismos Epfíticos e Endofíticos.
  • Henrique Debiasi
    Henrique Debiasi
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), área de concentração Mecanização Agrícola, e doutorado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008), área de concentração Manejo e Conservação do Solo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, Física do Solo e Mecanização Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: semeadura direta, compactação do solo, plantas de cobertura do solo, tratores agrícolas e semeadora-adubadoras. Foi professor da disciplina de Máquinas Agrícolas (graduação em Agronomia) e Máquinas e Instalações Aplicadas (graduação em Zootecnia) da Universidade Federal de Santa Maria (2000-2002) e pesquisador (máquinas e mecanização agrícola) da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (FEPAGRO), de 2002 a 2005. Atualmente, é pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa da Soja (Embrapa Soja), atuando na área de Manejo do Solo e da Cultura.

    Download palestra
  • Hideraldo José Coelho
    Hideraldo José Coelho
    Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Viçosa Especialização em Tecnologia de Produção de Fertilizantes pela ESALQ/USP MAPA, Coordenador da CFIC/DFIA/SDA

    Download palestra
  • Iêda de Carvalho Mendes
    Iêda de Carvalho Mendes
    Iêda de Carvalho Mendes possui graduação em Engenharia Agronômica ? pela UnB ? Universidade de Brasília (1987) e doutorado em Soil Science pela Oregon State University (1997). É pesquisadora da Embrapa desde 1989 e trabalha na Embrapa Cerrados. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica do nitrogênio, ecologia microbiana e bioindicadores de qualidade do solo. Participou dos trabalhos que culminaram com o lançamento das estirpes SEMIA 5080 e SEMIA 5079 em 1993 e que são utilizadas até hoje no inoculante comercial de soja. Também participou de trabalhos que resultaram na recomendação de estirpes de rizobio para o feijoeiro (CPAC-H12) e leguminosas forrageiras. Em 2013 publicou uma estratégia para interpretação de bioindicadores com base no rendimento de grãos das culturas e na matéria orgânica do solo e também a primeira tabela para interpretação de bioindicadores em latossolos de cerrado. Já concluiu a orientação de mais de 40 alunos.
  • João Carlos de Moraes Sá
    João Carlos de Moraes Sá
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (1994) e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (2001) e The Ohio State University pelo programa Sanduiche. Em 2008 e 2012 realizou o programa de Pós-Doutorado na The Ohio State University, no Carbon Sequestration Management Centre, desenvolvendo trabalhos com o Dr. Rattan Lal sobre o sequestro de C em sistemas de produção sob plantio direto. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência do Solo e Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Líder do grupo de pesquisa ?Dinâmica da Matéria Orgânica em Sistemas de Manejo do Solo? com ênfase no plantio direto. Os principais temas de atuação são: decomposição dos resíduos culturais e sua relação com compartimentos da matéria orgânica do solo, estoque e balanço estoque de C e N, sequestro de C influenciados por sistemas de produção e as estratégias para a mitigação dos gases de efeito estufa. É coordenador e consultor científico do convênio de cooperação entre a UEPG - CIRAD sobre o sequestro de C em sistemas de produção em plantio direto. É revisor dos periódicos Soil & Tillage Research, Soil Science Society of American Journal, Land Degradation and Development e Catena. Download palestra
  • JosÉ a. Polaina
  • Jose Carlos Polidoro
    Jose Carlos Polidoro
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado em Microbiologia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1997) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001), onde realizou o pós-doutorado em Produção Vegetal. Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, unidade Embrapa Solos. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, e Técnicas experimentais em Agronomia, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo da Fertilidade do solo, Eficiência agronômica de nutrientes na agricultura, métodos de análises de solos e plantas, tecnologias para desenvolvimento de novos fertilizantes. Atualmente ocupa o cargo de Chefe Adjunto de Pesquisa e Inovação da Embrapa Solos

    Download palestra
  • José Eduardo de Macedo Soares Junior
    José Eduardo de Macedo Soares Junior
    Engº Agrônomo
    Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Esalq/USP- turma 1980
    1981/87 – Napel – Assistência Técnica e Elaboração de Projetos Agropecuários no MT.
    1987/92 – Consultor Técnicos especializado em rotação de culturas e plantio direto no MT.
    Desde 1986 – Proprietário da Fazenda Capuaba, em Lucas do Rio Verde (MT), aonde são implantados, há 25 anos, projetos de rotação de culturas, coberturas vegetais, em sistema de plantio direto na palha.
    Download palestra
  • José Leonardo de Moraes Gonçalves
    José Leonardo de Moraes Gonçalves
    Possui Graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1983), Mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Viçosa (1987) e Doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, ESALQ/USP (1990). Fez Pós-Doutorado no Commonwealth Scientific Industrial Research Organisation, C.S.I.R.O., Austrália (1992-93), e Livre-Docência pela ESALQ/USP (1995). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Ciências Florestais, da ESALQ/USP. Tem experiência na área de Solos e Nutrição Florestal, com ênfase em fertilidade do solo, nutrição mineral, ciclagem de nutrientes, manejo de resíduos vegetais e preparo de solo aplicados à Mata Atlântica, ao Cerrado e às plantações de eucalipto e pinus.

    Download palestra
  • Jose Luiz Viana de Carvalho
    Jose Luiz Viana de Carvalho
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Química, Física, Fisico-Química e Bioquímica dos Alim. e das Mat-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: biofortificação de alimentos, segurança alimentar de OGM, arroz, feijão, qualidade tecnológica, processamento, arroz parboilizado e Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 17025, BPL(OECD), ISO 9000, ISO 1400, SA8000.

    Download palestra
  • Júlio Cesar Salton
    Júlio Cesar Salton
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1980), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Centro de Pesquisa Agropecuária do Oeste), professor credenciado pela CAPES para Programa de Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e professor Titular da Unigran nos cursos de Tecnologia em Produção Agrícola, Tecnologia em Agronegócio e de pós-graduação Latu-Sensu. Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Solo, Pesquisa Agropecuária Brasileira, entre outras. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: plantio direto, rotação de culturas, sistemas de produção, integração agropecuária e cobertura do solo.

    Download palestra
  • Leandro Maria Gimenez
    Leandro Maria Gimenez
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (2000), mestrado em Máquinas Agrícolas e Doutorado em Engenharia de Sistemas Agrícolas na mesma Universidade.Tem experiência com pesquisa em sistemas conservacionistas para a produção de grãos e fibras. Atualmente é professor no departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Atua com pesquisa nas áreas de Mecanização Agrícola e na caracterização e gestão da variabilidade espacial.

    Download palestra
  • Leandro Moraes de Souza
    Leandro Moraes de Souza
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (2008), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Agronomia, pela Universidade de Brasília, na linha de pesquisa de água, solo e qualidade ambiental. Homenageado com a Honra ao Mérito ao aluno destaque do curso de Engenharia Agronômica, foi professor do Departamento de Agronomia da Upis e, atualmente, é extensionista rural / engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (EMATER-DF). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Ciências do Solo, atuando principalmente com manejo e qualidade do solo, bioindicadores, marcadores moleculares e microbiologia e bioquímica dos solos.
  • Leandro Zancanaro
    Leandro Zancanaro
    Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal de Santa Maria, em 1994. Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1996. Trabalha na FUNDAÇÃO MT desde 1997, coordenando os trabalhos de pesquisa na área de manejo da correção do solo, adubação e nutrição das culturas soja, milho e algodão, manejo de sistemas de produção, além de coordenar o projeto de validação de pesquisa junto a lavouras comerciais do Mato Grosso, e também em outros estados (TO, MA, PI, BA).
  • Lourival Vilela
    Lourival Vilela
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Brasília (1977) e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: adubação de pastagem, integração lavoura-pecuária e manejo de pastagem.

    Download palestra
  • Luciano Paulino da Silva
    Luciano Paulino da Silva
    Luciano Paulino da Silva, nascido em Brasília (1978), formou-se Bacharel em Ciências Biológicas (2000) e Doutor em Biologia Animal (2004) pela Universidade de Brasília. Atua desde 2006 como Pesquisador da Embrapa na área de nanobiotecnologia, desenvolvendo estudos voltados para a prospecção, avaliação de nanoestruturas biológicas e de materiais utilizando ferramentas em alta resolução e desenvolvimento de nanossistemas e nanodispositivos incluindo sistemas de liberação sustentada de princípios ativos; nanobiorreatores; nanobiossensores; nanoforense; fibras de alto desempenho; superfícies funcionais; membranas seletivas; e nanopartículas metálicas, poliméricas, lipídicas e lipossomas obtidas por rotas de síntese verde. Mais recentemente, abordagens de fabricação digital por manufatura aditiva, manufatura subtrativa, bioimpressão 3D e biofabricação constituem também foco de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Desde 2004 também é Pesquisador/Professor Associado Adjunto/Colaborador da Universidade de Brasília, onde desde então ministra disciplinas de pós-graduação e orienta/supervisiona estudantes nos Programas de Pós-graduação em Biologia Animal (Pleno), Nanociência e Nanobiotecnologia (Pleno), Biologia Molecular (Pleno), Biologia Microbiana, Ciências e Tecnologias em Saúde e Ciências Médicas; além de ser Orientador Colaborador do PPG Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Paraná. Publicou 124 artigos científicos completos (incluindo 6 artigos de revisão a convite) em periódicos indexados internacionalmente, a maioria versando sobre temas de fronteira das nanociências/nanotecnologias e química de biomoléculas (cerca de 1300 citações no ISI). Editou ainda 2 livros, publicou 5 capítulos de livros; depositou como co-inventor 9 patentes de produtos e processos tecnológicos; divulgou cerca de 300 comunicações em eventos científicos locais, regionais, nacionais ou internacionais; e proferiu dezenas de conferências, palestras, seminários, aulas e cursos em diversas instituições. Nesses estudos, o Dr. Luciano colaborou e contou com a colaboração de cerca de 900 pesquisadores/estudantes brasileiros e estrangeiros, muitos dos quais de áreas tão diversas quanto biologia, biomedicina, matemática, agronomia, física, química, farmácia, odontologia e veterinária evidenciando o caráter multidisciplinar das interações técnico-científicas. Atualmente o Dr. Luciano coordena projetos de pesquisa individuais e em redes. Luciano atua como membro do corpo editorial de 6 periódicos indexados; assessor ad hoc de dezenas de periódicos de circulação internacional, agências de fomento e membro de bancas examinadoras; além de orientar e supervisionar pessoas em todos os níveis de formação acadêmica. Alguns de seus artigos estão entre os ?TOP Hottest articles? de periódicos; teve sua biografia incluída na edição 2006-2007 e 2010-2011 do Who?s who in Science and Engineering e na edição 2008-2009 do 2000 Outstanding Scientists; recebeu o 2° prêmio no International Scanning Probe Microscope Image Prize 2007; foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências durante o quinquenio 2007-2012; e recebeu o TWAS ROLAC Young Scientists Prize 2012 nas áreas de Ciências Médicas e Biológicas.
  • Luis Cesar Schiesari
    Luis Cesar Schiesari
    É Biólogo (Universidade de São Paulo, 1991), Mestre em Zoologia (Universidade de São Paulo, 1996) e em Ecologia (Universidade de Michigan, EUA, 2000), Doutor em Ecologia e Biologia Evolutiva (Universidade de Michigan, EUA, 2004) e Livre-Docente em Ecologia (Universidade de São Paulo, 2010), com Pós-Doutorado em Ecotoxicologia (Universidade de Medicina Veterinária de Viena, Áustria, 2004). Atualmente é Professor Associado de Gestão Ambiental na Universidade de São Paulo (desde 2005) e Orientador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (desde 2006). Sua linha de pesquisa foca na ecologia teórica e aplicada em sistemas aquáticos, em todos os níveis de organização biológica (atributos sub-individuais, indivíduo, população e comunidade), e aliando análise e reanálise de dados publicados, amostragens em campo, e experimentos em laboratório, mesocosmos e campo. Atualmente conduz pesquisas sobre a organização de comunidades e metacomunidades em sistemas aquáticos, bem como seus mecanismos reguladores. Dentro deste arcabouço vem investigando a ecologia dos ambientes modificados, com foco em sistemas agroindustriais, e especialmente no que diz respeito às consequências da contaminação por pesticidas e fertilizantes, de alterações hidrológicas, e de mudanças microclimáticas. Atua como referee de diversos periódicos internacionais de alto perfil, tais como Ecology, Journal of Animal Ecology, Functional Ecology, Journal of Tropical Ecology, Oecologia, Conservation Biology e Freshwater Biology, entre outros, além de agências nacionais e internacionais de financiamento de pesquisa.
  • Luiz Fernando Wurdig Roesch
    Luiz Fernando Wurdig Roesch
    Possui graduação em Agronomia (2000) e mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), doutorado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/ University of Florida (2007) e Pós doutorado em Microbiologia e Ciência Celular pela University of Florida. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa - Campus São Gabriel. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Sequenciamento de Nova Geração, Ecologia Microbiana e Biologia molecular aplicada ao estudo da diversidade dos microrganismos do solo ou associados a plantas.

    Download palestra
  • Luiz Roberto Guimarães Guilherme
    Luiz Roberto Guimarães Guilherme
    Engenheiro Agrônomo pela ESAL Escola Superior de Agricultura de Lavras (1986), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela ESAL (1990) e Ph.D. (Dual Major) em Ciência do Solo, pela Universidade Estadual de Michigan (Michigan State University), e em Toxicologia Ambiental, pelo Instituto de Toxicologia Ambiental (hoje Michigan State Universitys Center for Integrative Toxicology), Estados Unidos (1997). Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia/Riverside, EUA (2002) e na Unidade de Pesquisa em Ciência do Solo do Instituto Nacional de Pesquisa Agronômica, INRA Orléans, França (Julho 2006 a Janeiro 2008). Trabalhou na Associação Nacional para Difusão de Adubos ANDA, de 1989 a 1991, atuando hoje como Consultor Técnico desta Associação, com foco em estudos que visam aumentar a eficiência de uso de fertilizantes para aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos sistemas de produção agropecuários brasileiros, recuperando áreas de baixo potencial produtivo e evitando o desmatamento de novas áreas, além de assegurar a produção de alimentos em quantidade e com qualidade. Professor do Departamento de Ciência do Solo da ESAL, hoje UFLA, desde 1991, atuando como Professor Titular na área de Química do Solo e Toxicologia Ambiental, desde 2014. Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 1B do CNPq. Contemplado com diversos prêmios e distinções acadêmicas, com destaque para a Comenda Antônio Secundino de São José, honraria concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais a pessoas que tenham se dedicado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e abastecimento e ao saneamento e meio ambiente, no País. Consultor científico de diversas agências de fomento, revistas científicas e empresas públicas e privadas. Membro da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, da Sociedade Americana de Ciência do Solo e da União Internacional de Ciência do Solo. Orientou mais de 45 graduandos (bolsistas IC), 26 mestrandos e 18 doutorandos e supervisionou 13 pós-doutorandos. Orienta atualmente 17 bolsistas de IC, 10 doutorandos e 3 mestrandos, e supervisiona 5 pós-doutorandos. Autor de mais de 120 artigos em periódicos (fator H = 16, com mais de 800 citações), 10 livros (editor de 2 livros), 10 capítulos de livros, 5 depósitos de patente, além de 13 boletins técnicos com tiragem superior a 100 mil exemplares e diversos trabalhos publicados em anais de eventos e em revistas (magazines). Coordenador e, ou, colaborador em 5 disciplinas na Graduação e 15 na Pós-Graduação. Foi Pró-Reitor de Extensão da UFLA. Foi Coordenador do Programa de Difusão de Tecnologia em Cafeicultura UFLA/CNC/EMBRAPA. Atuou na Pró-Reitoria de Pesquisa como Coordenador da Câmara de Assessoramento em Desenvolvimento/Proteção Intelectual e Biossegurança e na Coordenação de Projetos e Parcerias. Foi Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Solos e Nutrição de Plantas da UFLA. É Diretor Adjunto da Diretoria de Relações Internacionais da UFLA. Aprovou, desde o início de sua carreira acadêmica, cerca de 8,9 milhões de reais em financiamentos para diversos projetos de pesquisa. Palestrante convidado, apresentador de trabalhos técnico-científicos e, ou, participante em eventos e visitas técnicas no Brasil e em 18 países no exterior. Tem experiência na área de Ciência do Solo, atuando nos seguintes temas: elementos-traço e nutrientes de plantas, adsorção/dessorção de solutos, fertilidade do solo, poluição de solo, avaliação de riscos e segurança alimentar. (CV Lattes http://lattes.cnpq.br/9956829222003643)

    Download palestra
  • Marco Antonio Goes de Araujo
  • Marco Antonio Nogueira
    Marco Antonio Nogueira
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus Jaboticabal (1994), mestrado (1997), doutorado (2002) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", Universidade de São Paulo, em programa "sanduíche" pela Universidade de Tübingen, Alemanha, e Cientista Visitante (Pós-doutorado) (2015-16) junto à Universidade Estadual da Carolina do Norte. É Pesquisador A da Embrapa Soja e atua como orientador junto aos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia e Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: bioindicadores de qualidade de solo, fixação biológica de nitrogênio, tolerância à seca, e potencial agronômico e impacto ambiental de resíduos urbanos e agroindustriais.
  • Marco Aurélio Carbone Carneiro
    Marco Aurélio Carbone Carneiro
    Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado (1997) e doutorado (2000) em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela mesma Universidade. Atuou por 11 anos na Universidade Federal de Goiás Campus de Jataí, lecionando na graduação as disciplinas de Matéria Orgânica do Solo e Conservação do Solo e na pós-graduação Microbiologia e Bioquímica do Solo. Foi orientador e co-orientador de vários discentes do Programa de Pós-Graduação em Agronomia do Campus de Jataí e do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFG de Goiânia e supervisor de 3 bolsista pós doutorado na UFG (PRODOC e PNPD). Foi coordenador do projeto PROCAD-NF em parceria coma ESALQ/USP e de vários projetos institucionais da UFG (CAPES, CNPQ e FINEP). Coordenador do Laboratório de Solos do Campus Jataí desde 2002, transformando-o em referência no sudoeste de Goiás. Foi presidente da Fundação Educacional de Jataí no ano de 2005, Assessor de Pesquisa da Direção do Campus Jataí no período de 2003 a 2006. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da UFG Campus Jataí de 2006/2010 e 2011/2012. Atuou como membro do conselho deliberativa da FUNAPE da UFG no biênio 2011/2012, liderou o grupo de pesquisa em "Geração de Tecnologia para o Bioma Cerrado" desde 2006 até 2012. Coordena a Rede de Pesquisa em Fungos Micorrizicos Arbusculares no Bioma Cerrado que envolve 8 instituições do Centro-Oeste. Foi diretor regional do Centro-Oeste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e editor assistente da Revista Brasileira de Ciência do Solo (2010-2012). Em 2012 foi redistribuído para Universidade Federal de Lavras/Departamento de Ciência do solo. Atualmente atua nas disciplinas na graduação de Fertilidade do Solo e Biologia do Solo e na pós-graduação Microbiologia e Bioquímica do Solo. Membro interno do PIBIC da UFLA, externo da UFT, IF Goiano Campus Rio Verde e UFSJ. Responsável pela Coleção de Fungos Micorrízicos Arbusculares da UFLA e pelo Nucleo de Estudo em Ciência do Solo. Orienta discentes do ensino médio (PIBIC Jr), de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado). Participou como membro do comitê de avaliação Trienal da Capes 2010/2012. É coordenador adjunto do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo da UFLA.
  • Marcos Gervasio Pereira
    Marcos Gervasio Pereira
    Marcos Gervasio Pereira, é Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), concluiu o doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) nesta Instituição em 1996. Atualmente é professor Titular do Departamento de Solos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi chefe do Departamento de Solos, no período de 2000 a 2001. De abril de 2009 até outubro de 2013 foi Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia - Ciência do Solo (CPGA-CS) da UFRRJ. A partir de outubro de 2013 passa a ser Coordenador Substituto do CPGA-CS. É orientador do Curso de Pós-Graduação em Agronomia (Ciência do Solo), do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola e Ambiental, na UFRRJ. Bolsista de Produtividade 1 C do CNPq e Cientista do Nosso Estado pela FAPERJ. Membro da Comissão da CAPES de Avaliação de Programas de Pós-graduação na área de Ciências Agrárias a partir de 2013. Publicou 274 artigos em periódicos especializados e 457 trabalhos em anais de eventos. Participou em 50 eventos no Brasil. Recebeu 27 prêmios e/ou títulos. Atua na orientação de monografias, trabalhos de conclusão de curso, bolsistas de iniciação científica, dissertações de mestrado, teses de doutorado e supervisão de pós-doutorados nas áreas de Agronomia, Recursos florestais e Engenharia Florestal, Botânica e Ecologia. Recebeu 36 prêmios e/ou homenagens. No período de agosto de 2013 a agostou de 2015 foi 2 Vice-Diretor da Regional Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Vice Diretor da Divisão 3 - Uso e Manejo do Solo, da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, participando ainda da Comissão de Planejamento do Uso da Terra desta Divisão, da qual foi Vice-coordenador.Foi membro titular da Comissão de História, Epistemologia e Sociologia da Ciência da Divisão 4 - Solo, Ambiente e Sociedade (SBCS). A partir de agosto de 2015 passou a ser Diretor da Regional Leste da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo e Vice-Coordenador da Comissão 3.3 - Manejo e Conservação do Solo e da Água. Coordena e participa de projetos de pesquisa relacionados a pedologia, ciclagem de nutrientes e uso e manejo do solo nos Biomas, Caatinga, Floresta Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônico e Pampa.
  • Margarete Nicolodi
    Margarete Nicolodi
    Engenheira Agronoma formada pela Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (1999), mestre (2003) e doutora em Ciencia do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2007), na area de Quimica e Fertilidade do Solo, com Pos-doutorados na UFRGS e na Embrapa Trigo. Fez parte do doutorado na Italia, com enfase na abordagem sistemica do solo e da sua fertilidade. Tem experiencia profissional como pesquisadora em solos (calagem, adubacao e manejo), analises laboratoriais e interpretacao de dados, sistema plantio direto, cultivo de espécies produtoras de graos e de oliveiras e ensino de graduacao (Fertilizantes e Corretivos). Atualmente e Professora Substituta de Fertilidade do Solo, no Departamento de Solos da Faculdade de Agronomia da UFRGS. Ver tambem outras informacoes relevantes.

    Download palestra
  • Maria Elizabeth Fernandes Correia
    Maria Elizabeth Fernandes Correia
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Fauna de Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: recuperação de áreas degradadas, ecotoxicologia de solos e agroecologia

    Download palestra
  • Maria Regina Silveira Sartori
    Maria Regina Silveira Sartori
    Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (1993), mestrado (2004) e doutorado em Ecologia (2012) ambos pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Microbiana, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade microbiana em solos de cerrado, ecologia molecular de microrganismos, DGGE, pirosequenciamento.

    Download palestra
  • Mariangela Hungria da Cunha
    Mariangela Hungria da Cunha
    Possui graduação em Engenharia Agronômica - USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) (1979), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas - USP - ESALQ (1981), doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1985) e pós-graduação na Cornell University (1989), University of California - Davis (1991) e Universidade de Sevilla (1998). É pesquisadora da Embrapa desde 1982 e está lotada na Embrapa Soja desde 1991. É professora da Universidade Estadual de Londrina, nos cursos de pós-graduação em Microbiologia e em Biotecnologia e na UFTPR, no curso de Bioinformática. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Biotecnologia do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica do nitrogênio; biodiversidade microbiana; taxonomia e filogenia de procariotos; ecologia microbiana; microbiologia do solo; bactérias promotoras do crescimento de plantas; produção de inoculantes; tecnologias de inoculação; genômica estrutural e funcional e proteômica de procariotos; marcadores moleculares em plantas relacionados à fixação biológica do nitrogênio; coleções de culturas de microrganismos; bioindicadores de qualidade do solo; metagenômica; fisiologia da simbiose leguminosa-rizóbio e aspectos agronômicos da fixação biológica do nitrogênio. Tem mais de 700 publicações (trabalhos, livros, capítulos de livros, publicações técnicas) nessas linhas de pesquisa e lançou várias tecnologias, incluindo a autorização/recomendação de rizóbios para a cultura do feijoeiro, Azospirillum para as culturas do milho e o trigo, coinoculação de rizóbios e Azospirillum para as culturas da soja e do feijoeiro. Trabalha com várias parcerias privadas no desenvolvimento de novos inoculantes microbianos, com vários produtos já registrados e comercializados. Já concluiu a orientação de mais de 60 alunos de pós-graduação e de mais de 100 outros tipos de orientação. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (2001- 2003), faz parte do comitê editorial de revistas internacionais Qualis A e é revisora de mais de 20 revistas indexadas nacionais e internacionais. Foi representante da área ambiental e do solo da Sociedade Brasileira de Microbiologia por 20 anos e é representante brasileira na rede de biofertilizantes ibero-americana Biofag E Agromicrobios. Vice-presidente e presidente da RELARE (Reunião da Rede de Laboratórios para a Recomendação, Padronização e Difusão de Tecnologia de Inoculantes Microbianos de Interesse Agrícola), 2010-2016. É consultora da Fundação Bill & Melinda Gates para projetos de fixação biológica do nitrogênio na África (projetos N2Africa e Human Capacity Building), bem como de projetos com a Argentina, Méxido e Peru e tem projetos em colaboração com a Espanha, Austrália e França. É pesquisadora do CNPq desde 1992, no nível 1A desde 1998. É membro Titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2008. Recebeu o título de Comendadora da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República pela contribuição na área de Ciências Agrárias em 2008. Em 2010 recebeu o trofeu Glaci Zancan ?Mulheres de Ciência? do Paraná e o prêmio ?Honorary Scientist & Advisor on Agricultural Green Technology? do Rural Development Administration (RDA, Coreia). Em 2012 recebeu o prêmio Frederico de Menezes Veiga, Embrapa, sobre o tema de "A Agricultura na Economia de Baixa Emissão de Carbono", sobre seus trabalhos em fixação biológica do nitrogênio, Recebeu o Prêmio Claudia Categoria Ciëncias (2015). Índice h=36 (Web of Sciences e Scopus), h=55 e hi10=187 (Google Scholar); h=44 (Researchgate)
  • Martin Broadley
  • Maurel Behling
    Maurel Behling
    Graduado em Engenharia Agronômica (2002) e mestrado em Agronomia-Ciências do Solo (2005) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Atualmente, é pesquisador A da Embrapa Agrossilvipastoril atuando em temas relacionados ao balanço nutricional, nutrição florestal, silvicultura, aptidão e manejo do solo, modelagem ecofisiológica do crescimento e sustentabilidade da produção de florestas plantadas, recomendação de adubação e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - ILPF.

    Download palestra
  • Milton Ferreira de Moraes
    Milton Ferreira de Moraes
    Possui curso Técnico Agrícola pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Cuiabá - MT (1996), graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2002), mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical, com concentração em Gestão de Recursos Agroambientais, pelo Instituto Agronômico de Campinas (2005) e doutorado em Ciências pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP). Cursou doutorado sanduíche na Cornell University / Robert W. Holley Center for Agriculture and Health - USDA/ARS (Ithaca, New York, USA) com bolsa CAPES e Pós-doutorado junto ao Laboratório de Genética Bioquímica de Plantas do Departamento de Genética (ESALQ/USP). Atuou como Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) entre 2008 - 2012 e Bolsista Produtividade em Pesquisa: Fundação Araucária - Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (2012-2013). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário do Araguaia, Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná (UFPR)-Curitiba e Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Agricultura Tropical da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)-Cuiabá. Publicou 8 capítulos de livro, 29 artigos completos em periódicos, 88 resumos em congresso, 18 trabalhos técnico-científicos, participou de 90 eventos, proferiu 37 palestras e atua como assessor ad hoc de 10 periódicos, sendo editor assistente da revista Communications in Soil Science and Plant Analysis. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Nutrição Mineral de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: micronutrientes, biofortificação, adubação, calagem, metais pesados tóxicos, bioquímica de plantas, isótopos e solos de Cerrado.

    Download palestra
  • Orivaldo José Saggin Júnior
    Orivaldo José Saggin Júnior
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1986), mestrado em Agronomia - Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (1992) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1997). Atualmente é Pesquisador A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) trabalhando na Embrapa Agrobiologia e professor do Curso de Pós-graduação em Agronomia-Ciência do Solo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Fungos micorrízicos arbusculares (FMAs), espécies arbóreas, café, fósforo, recuperação de áreas degradadas e agroecologia.

    Download palestra
  • Paulo Antonio D'Andrea
  • Pedro Henrique de Cerqueira Luz
    Pedro Henrique de Cerqueira Luz
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1981), mestrado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1989) e doutorado em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é professor livre docente da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: nutrição mineral de cana-de-açúcar, pastagem e cereais; tecnologia de aplicação de fertilizantes; corretivos e utilização de resíduos industriais.

    Download palestra
  • Rachel Bardy Prado
    Rachel Bardy Prado
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1996), mestrado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (1999), especialização em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal da Amazônia (2003) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos (2004). Realizou capacitação em 2010 no tema Avaliação de Serviços Ecossistêmicos em instituições da Espanha, com bolsa da Fundação Carolina. Atualmente é pesquisadora nível A da Embrapa Solos e vem atuando na área de monitoramento e planejamento dos serviços ambientais, com destaque aos recursos hídricos, utilizando ferramentas de geoprocessamento. Possui artigos em periódicos indexados, organização e capítulos de livros, bem como artigos completos em anais de eventos científicos nacionais e internacionais, publicados nos temas de uso e cobertura da terra, monitoramento da qualidade de água, manejo de bacias hidrográficas, mapeamento digital de propriedades dos solos, pagamento por serviços ambientais, dentre outros. A pesquisadora tem participado de vários projetos com parceria interdisciplinar e abrangência nacional e internacional. Atualmente lidera os projetos da Embrapa intitulados: Fortalecimento do conhecimento, organização da informação e elaboração de instrumentos de apoio aos Programas de Pagamentos por Serviços Ambientais Hídricos no meio rural e Serviços Ambientais na Paisagem Rural brasileira: construção e compartilhamento do conhecimento, bem como uma rede de projetos da Embrapa intitulada Serviços Ambientais na Paisagem Rural. Participa da Rede de Pesquisa AGROHIDRO-Embrapa. Tem participado também de comissões e comitês da Embrapa, além de ser membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos-RJ.

    Download palestra
  • Renato Candido
  • Robélio Leandro Marchão
    Robélio Leandro Marchão
    É graduado em Agronomia (2001) e Mestre em Produção Vegetal (2004) pela Universidade Federal de Goiás e em 2007 obteve o título de Doutor em Agronomia (Solo e Água) pela mesma instituição na modalidade “Doutorado Sanduíche” no Institut de Recherche pour le Developpement (IRD) na França. Desde 2007 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Cerrados - CPAC) atuando nos seguintes temas: sistemas agrícolas integrados lavoura-pecuária, manejo, conservação e qualidade dos solos do Cerrado, matéria orgânica do solo, espectroscopia de infravermelho.

    Download palestra
  • Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues
    Engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV, Embaixador Especial da FAO para as Cooperativas e Presidente do LIDE Agronegócios. Participa de inúmeros conselhos empresariais, institucionais e acadêmicos. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal. Foi presidente do COSAG - Conselho Superior do Agronegócio da FIESP, da OCB - Organização das Cooperativas Brasileiras, da SRB - Sociedade Rural Brasileira, da ABAG - Associação Brasileira do Agronegócio, da Academia Nacional de Agricultura (SNA) e da ACI - Aliança Cooperativa Internacional. Foi Secretário de Agricultura do Estado de São Pauto (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).
  • Sidney Luiz Stürmer
    Sidney Luiz Stürmer
    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1991) e Ph.D. em Genetics and Developmental Biology pela West Virginia University, West Virginia, EUA (1998). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (1999-2000). Atualmente é professor titular do Dept. de Ciências Naturais da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e curador da Coleção Internacional de Cultura de Glomeromycota (CICG). Atua na graduação no curso de Ciências Biológicas e nos programas de pós-graduação em Engenharia Ambiental (Mestrado e Doutorado) e Engenharia Florestal (Mestrado), onde ministra as disciplinas de Micologia, Microbiologia do Solo, Biogeografia e Interação Planta-organismos do Solo. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Micologia, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: taxonomia, sistemática e diversidade de fungos micorrizicos arbusculares e métodos de multiplicação e formulação de inoculante micorrízico.
  • Solon Cordeiro de Araújo
    Solon Cordeiro de Araújo
    Engenheiro Agrônomo, formado em 1965 pela Escola de Agronomia Eliseu Maciel, Universidade Federal de Pelotas, RS. Possui curso de Aperfeiçoamento em Marketing pelo Centro Universitário Moura Lacerda, MBA Executivo em Marketing e MBA Pleno pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Consultor de empresas pela Thompson Horizons Management. Atuou como sócio e diretor em diversas empresas produtoras de insumos para agricultura e atualmente dedica-se à consultoria empresarial, principalmente em agronegócios.

    Download palestra
  • Telmo Jorge Carneiro Amado
    Telmo Jorge Carneiro Amado
    Possui graduação em Agronomia pela UFSM (1982), mestrado pela UFRGS (1985), doutorado em Ciência do Solo pela UFRGS (1997) e pela Auburn University, EUA - doutorado sandwich (1997). Pós-doutorado na Kansas State University (KSU), EUA (2008). Bolsista do CNPq desde 1988. Atualmente é professor titular da UFSM e adjunct associate professor da KSU. Leciona bienalmente a disciplina Tropical Soil Management na KSU, de forma presencial e internet. Tem experiência na área Manejo e Conservação do Solo, atuando nos seguintes temas: plantio direto, nitrogênio, matéria orgânica, cultura de cobertura, balanço de carbono e agricultura de precisão. Revisor de 12 periódicos internacionais. Tem experiência na relação Universidade-Indústria-Empresas Privadas. É coordenador técnico do Projeto Aquarius de Agricultura de Precisão (AP) desde 2004. O projeto tem sido decisivo para implantação da AP no Estado e no Brasil. Não Me Toque (RS) sede do projeto tornou-se a capital Nacional da AP. Tem experiência em intercâmbio internacional de estudantes. Responsável pelo convênio UFSM-KSU e coordenador brasileiro do Projeto CAPES/FIPSE que proporcionou o intercâmbio de graduandos da UFSM e da UFMT com a KSU e a Mississipi State University, USA. Seus ex-orientados Rodrigo Nicoloso e Anderson Santi são pesquisadores na Embrapa, Jackson Fiorin é professor na Unicruz, Benhur Campos e Daniel Boemo são professores no IFET, Luciano Pes e Antônio Santi são professores na UFSM, Fabiane Vezzani é professora na UFPR, Paulo Conceição é professor na UFTPR, Fabiano Tabaldi, Ricardo Dellamea e Ricardo Fulber trabalham na STARA, Charles Pontelli trabalha na Massey Ferguson, Diego Fatecha e Ursino Riquelme são professores na Universidad Nacional de Assucion, Paraguai. Recebeu prêmios e distinções com destaque: Professor do semestre na KSU em 2008, Destaque pesquisa Projeto Aquarius Expodireto 2010, Pesquisador destaque no Agronegócio Grupo Record/Expodireto 2011, moções de reconhecimento da Camara de Vereadores de Não Me Toque ao Projeto Aquarius 2007 e 2011. Serviu como consultor da FAO/ONU realizando missões de trabalho a sete países da África. Palestrante convidado de congressos na Argentina, Paraguai, Colômbia, Africa do Sul, Swazilândia, Índia e Estados Unidos. Em 2012 proferiu a palestra magistral do Congresso Colombiano de Ciência do Solo. Mantenedor de um site www.ufsm.br/projetoaquarius com aproximadamente 40 mil acessos. Fundador, com outros professores, do Mestrado Profissional em Agricultura de Precisão na UFSM e primeiro coordenador do curso. Participa como professor de três cursos de pós-graduação: Ciência do Solo (conceito 5), Engenharia Agricola (conceito 4) e Mestrado Profissional (conceito 4). Membro do conselho técnico da FBPDP. Membro do Comitê PIBIC/UFSM. Parecista da FAPESP, FAPESC, CAPES e Embrapa.

    Download palestra
  • Veronica Massena Reis
    Veronica Massena Reis
    Veronica Massena Reis é pesquisadora da Embrapa Agrobiologia desde 1994. Iniciou sua carreira profissional trabalhando na Mac Donalds em 1979 (18 meses como atendente de lanchonete) e em 1980 iniciou o curso de Engenharia Agronômica na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). No terceiro semestre foi monitora da disciplina "Anatomia comparada aos animais domésticos" ministrada no Instituto de Veterinária da UFRRJ (18 meses). Em 1981 deu inicio a sua vida científica como bolsista de IC da Embrapa Agrobiologia sendo orientada pela pesquisadora Dra. Johanna Döbereiner. Após 18 meses voltou-se ao estudo de micropropagação de tecidos sendo estágio não remunerado na UFRRJ sobre a orientação do Prof. Dr. Ricardo Motta Miranda (6 meses). Formada em outubro de 1984 (50 meses devido a greves) mudou-se para Utinga (BA) onde trabalhou profissionalmente com café despolpado na Fazenda Sarnadas. Após 24 meses retorna ao seu estado, RJ, onde trabalha com propagação de plantas (empresa própria). Em 1987 dá início a sua segunda fase de trabalhos de pesquisa sendo inicialmente bolsista da COPERSUCAR, projeto em parceria com a Embrapa para o desenvolvimento de inoculante contendo bactérias diazotróficas sendo orientada novamente por Johanna Döbereiner. Devido a sua experiencia com micropropagação, dá início aos primeiros trabalhos envolvendo a inoculação de Acetobacter diazotrophicus, bactéria descoberta em 1986 e descrita em 1989. Em seu mestrado, cuja tese apresenta os primeiros resultados de endofitismo de uma bactéria associativa, muda o conceito de bactérias radiculares para bactérias endófitas e juntamente com sua orientadora, propõe a nova classificação de micro-organismos benéficos descrita na época como endófitismo obrigatório, trazendo a luz sobre relações de parceria entre plantas e bactérias. Em 1990 termina sua tese de mestrado e inicia a sua tese de doutorado no mês seguinte. No período de 1990 a 1994, fez dois estágios pagos pelo CNPq na Alemanha (bolsa sanduiche), no GSF - hoje denominado de Das Helmholtz Zentrum München. Em 36 meses defende seu doutorado utilizando a mesma bactéria de sua tese de mestrado, Gluconacetobacter diazotrophicus. (Agronomia - Ciências do Solo). De julho a dezembro deste ano recebe uma bolsa de pós-doctorado do CNPq e inicia seu trabalho com outra gramínea energética, Pennisetum purpurem. Neste período, em parceria com a Alemanha, descreve novas espécies pertencentes ao gênero Herbaspirillum (H. frisingense). Em 1994 é contratada (concursada) pela Embrapa - Embrapa Agrobiologia. Em janeiro de 1995 torna-se pesquisadora 2 do CNPq e professora orientadora do Curso de Pós-graduação em Ciência do Solo (UFRRJ). Em 2000 já orienta duas teses de doutorado do mesmo curso após a morte de sua orientadora. Desde então trabalha com duas culturas de importância agrícola para o Brasil e para o mundo: cana-de-açúcar e milho. Seu trabalho tem ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fixação biológica de nitrogênio (FBN), interação planta-microrganismos, ecologia microbiana e nutrição de gramíneas C4. Trabalha há mais de 30 anos na interação de bactérias diazotróficas promotoras de crescimento. Tem experiência no desenvolvimento de inoculantes microbianos para aplicação em cereais e culturas energéticas. Desenvolve sua pesquisa no "Laboratório de Gramíneas" da Embrapa Agrobiologia. Atualmente é pesquisador 1C do CNPq e Cientista do Nosso Estado, bolsa especial concedida pela Faperj desde a sua criação. Coordena diversos projetos nacionais e internacionais. Ainda é orientadora do mesmo curso (UFRRJ) e co-orientadora em outras Universidades (Santa Maria, Pelotas, Esalq) conforme solicitação. Atualmente é membro do conselho científico internacional da Fixação Biológica de Nitrogênio em não Leguminosas.
  • Vinicius de Melo Benites
    Vinicius de Melo Benites
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1994), mestrado e doutorado em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (1997 e 2001) e pós doutorado pelo CSIRO Land and Water, Austrália. É pesquisador da Embrapa Solos e reside em Rio Verde GO, aonde é professor do curso de mestrado em produção vegetal da Universidade de Rio Verde. Coordena projetos de pesquisa em parceria empresas do setor de fertilizantes, cooperativas e Universidades do Sudoeste Goiano. É o coordenador do Portfólio de Suprimento de Nutrientes para a Agricultura Brasileira da Embrapa, rede de pesquisa que estuda alternativas para o aumento de eficiência de uso e desenvolvimento de novas tecnologias em fertilizantes adaptadas aos agroecossistemas tropicais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Matéria Orgânica do Solo e Fertilidade, atuando principalmente nos temas: utilização agrícola de resíduos orgânicos, novas tecnologias em fertilizantes, e boas práticas para o uso eficiente de fertilizantes.

    Download palestra
  • Wilson Mozena Leandro
    Wilson Mozena Leandro
    Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), mestrado em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1992) e doutorado em Produção Vegetal pela Universidade Federal de Goiás (1998). Atualmente é Prof Associado III da Universidade Federal de Goiás. Ministra as disciplinas Manejo de Solos e Manejo Agroecologico do solo na graduação da Agronomia e as disciplinas Manejo de Solos em Sistema de Plantio Direto e Metodos Instrumentais e Análises Laboratoriais no programa de pós-graduação em Agronomia; áreas de concentração Produção Vegetal e Solo e Agua. Tem coordenado projetos financiados por empresas privadas (Bioativo, Unilever, Mosaic, Stefani, Hebert Hebert Johnson, Mineradora Santo Expedito etc) com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, principalmente nos seguintes temas: solos cerrado, análise foliar, glycin.max, DRIS, manejo de solos. Com instituições publicas tem projetos financiados pelo CNPq (Desenvolvido e Extensão tecnológica com enfase em Agroecologia); Ministerio do Desenvolvimento Agrário (Geração de renda na Agricultura Familiar com Mulheres trabalhadoras rurais) e INCRA (Recuperação ambiental de áreas de reforma agrária). Tem orientado alunos de graduação (PIBIC, PIVIC e ITI) e pósgraduação (Mestrado, Doutorado e DCR). Foi chefe do Laboratorio de Solos e Análise Foliar da EA-UFG e Coordenador do Programa de Residencia Agraria e Especialização em Educação no Campo pelo PRONERA. Atualmente coordenado os projetos "Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) para a cana-de-açúcar orgânica em Goianésia, GO (Edital 070/2008 do CNPq) e "Sistema Integrado de diagnose e Recomendação para a cana-de-açúcar orgânica em Goiatuba, GO, em cooperação com a Universidade de Granma em Cuba (Edital 060/2008). Coordena também os Projetos "Agricultura Familiar em Goias: Extensão Tecnológica para Conversão A Processos Agroecológicos (Edital 007/2008)" e "Melhoria das condições socioeconômicas da agricultura familiar em Goiás por meio do desenvolvimento científico e tecnológico em base agroecologica (Edital 029/2009)" . Tem orientados em Doutorado, Mestrado, Iniciação Cientifica e Iniciação Tecnológica Industrial, Procon (Bolsa de permanencia). Nos últimos 5 anos tem trabalhados com projetos envolvendo desenvolvimento regional em bases agroecológica. Trabalha também com projetos envolvendo a discussão de Gênero na agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária. É.membro do Comite Estadual de Agricultura de Baixo Carbono (projeto ABC) e de agricultura integrada. Participou de eventos internacionais (Cuba, Alemanha, Holanda e Mexico) e na realização de eventos como:Forum Goianio de Agroecologia. Reunião da SBPC, Agrocentroeste. Encontro Brasileiro de Substratos. Atualmente coordena, junto com IFGOIAS e LANAGRO o projeto de cooperação bilateral com a Alemanha, financiado pela CAPES/DAAD/GIZ com a Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais da Universität Rostock, Alemanha (Edital I-NOPA 2013) com missões técnicas e de Estudos a serem realizadas em 2014. A temática é a otimização da produção de metano a partir de resíduos da Industria de Bioetanol. Atualmente coordena o nucleo de pesquisa e extensão do territorio do Rio Vermelho em Goias e da Rede Centro Oeste de Agroecologica (Goias, Mato Grosso e Distrito Federal)

    Download palestra