Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DETERMINAÇÃO DE CARBONO ORGÂNICO DO SOLO POR ESPECTROSCOPIA NIR E CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA
ANDRE MARCELO DE SOUZA(1); MARÍCIO RIZZATO COELHO(1); ADEMIR FONTANA(1); CAMILA BRESSAN(1); RONEI JESUS POPPI(2); 1 - EMBRAPA SOLOS; 2 - UNICAMP;
As pesquisas atuais apontam que a espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) é a técnica alternativa mais promissora para a determinação de carbono orgânico do solo (SOC) em substituição total ou parcial aos métodos tradicionais de via úmida. Considerado este fato, foi desenvolvido e validado um método para a determinação de SOC por espectroscopia NIR, visando seu emprego como método de rotina em laboratórios de análise de solos do Brasil. Para este fim, foram construídos modelos de calibração multivariada a partir de um número expressivo de amostras de solos (1490 amostras, 2980 espectros) que englobam a variabilidade de solos brasileiros. Estes modelos foram validados através da submissão dos valores previstos das concentrações de matéria orgânica do solo (SOM) ao Programa de Análise de Qualidade de Laboratórios de Fertilidade (PAQLF).
O sucesso da validação através do ensaio interlaboratorial não deixa dúvida sobre a robustez do modelo e, consequentemente sobre o potencial de aplicação da espectroscopia NIR como método de rotina para análise de solos no Brasil. Essa assertiva está suportada pela alta capacidade preditiva que os modelos de calibração demonstraram quando submetidos ao ensaio PAQLF de 2013 (em nível de simulação). Os resultados alcançados foram suficientes para classificar o laboratório hipotético dentre aqueles que receberiam o selo de qualidade A no Programa, igualando e superando (em alguns modelos), em termos de classificação geral, o desempenho alcançado pelo método de via úmida (método do dicromato).