Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARTILHA “CONHECENDO OS PRINCIPAIS SOLOS DE ILHÉUS” COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE SOLOS
HOGANA SIBILLA SOARES PÓVOAS(1); ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS MOREAU(2); MARIANE RAMOS PEREIRA(3); TÁSSIO MOREIRA SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; 2 - UESC; 3 - UEFS;
As cartilhas são importantes ferramentas didáticas utilizadas para a divulgação científica e, na área ambiental, seu uso é bastante difundido como veículo de informação e comunicação (Sousa et al., 2010; Silva, 2014). Como forma de suprir a deficiência de material didático para educação ambiental - particularmente no ensino de solos - do município de Ilhéus - BA, o grupo PET Solos da UESC, elaborou a cartilha “Conhecendo os principais solos de Ilhéus”, destinada a estudantes da educação básica e de graduação. O presente trabalho teve por objetivo apresentar o processo e os resultados da construção da cartilha. A metodologia empregada inclui revisão bibliográfica e trabalhos de campo para a escolha de perfis de solos representativos. Para tal, os perfis escolhidos foram georreferenciados utilizando GPS, fotografados e descritos morfologicamente segundo Santos et al., (2003). Foram ainda utilizados mapas temáticos e fichas de campo e, procedeu-se a confecção de mapas com o software ArcGIS 10.0, utilizados na montagem da cartilha. Os seguintes solos foram selecionados: Argissolo, Latossolo, Neossolo Quartzarênico e Espodossolo. Procedeu-se a classificação e conceituação; descrição dos processos pedogenéticos; material de origem; tipo de relevo e; vegetação. A cartilha foi dividida em seis capítulos e ao longo destes são abordados os conteúdos referentes a solos, de modo geral, e a particularidade dos solos de Ilhéus.