Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FAUNA DO SOLO COMO INSTRUMENTO BIOLÓGICO DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO, EM VEGETAÇÃO SECUNDÁRIA, NO MUNICÍPIO DE CAPANEMA, PA.
ALEXANDRE DE SOUZA(1); PATRÍCIA DA SILVA LEITÃO-LIMA(1); RAIANA ROCHA PEREIRA(1); FABRÍCIO DO CARMO FARIAS(1); GERSON DIEGO PAMPLONA ALBUQUERQUE(1); EDUARDO DO VALLE LIMA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA;
As relações entre fauna do solo por grupo funcional sobre as propriedades do solo, essenciais para o manejo da fertilidade. Neste trabalho avaliou-se a diversidade e a abundância da macrofauna edáfica como indicadora da qualidade do solo, nos períodos seco e chuvoso no município de Capanema-PA. Fauna do solo será coletada, de forma aleatória, em duas áreas, a primeira de capoeira fina e a segunda de vegetação secundária, localizada na área do campus de Capanema. Utilizando-se o método de monolitos de solo com superfície de 25 cm x 25 cm recomendado pelo Programna “Tropical SoilBiologyandFertility” descrito por Anderson & Ingram (1993). Trabalho foi realizado em dois período, sendo o primeiro mês em janeiro sem chuvas, e segundo com um grande acríssimo na precipitação pluviométrica como os meses de fevereiro e março. Verificou-se em ambas as áreas que as ordens Isopteras e Hymenoptera estão ligado no processo de formação do solo como “bioturbação”. Com aumento das chuvas, se elevou bastante número de Oligochaeta principalmente na segunda área, por ser muita úmida, a qual indica que as plantas recebem benefícios na estrutura física do solo.Com os elevação das chuvas, a densidade se elevou dos demais invertebrados encontrado como Diplopoda, Chilopoda, e Aranae sendo Coleoptera apenas na segunda área. Com a ação antrópica essas comunidades estão sendo destruída diminuindo o número de Isoptera, Hymenoptera e Coleoptera, por serem muito sensível as mudanças. Conclui-se que fauna do solo, de grande importância para manter algumas estruturas do solo, principalmente características físicas.