Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DESEMPENHO INICIAL DE CANA-DE-AÇÚCAR PROVENIENTES DE MUDAS PRÉ-BROTADAS EM RESPOSTA A ÁCIDOS HÚMICOS ISOLADOS DE ESTERCO BOVINO.
HEND PEREIRA DE OLIVEIRA(1); RAPHAEL OLIVEIRA DE MELO(1); LÍLIAN ESTRELA BORGES BALDOTTO(1); MARIHUS ATOÉ BALDOTTO(1); DÉBORA DURÃES ALMEIDA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL VIÇOSA - CAMPUS FLORESTAL;
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da aplicação de doses crescentes de ácidos húmicos isolados de esterco bovino (0, 10, 20, 30, 40, 80 mmol L-1 de C) sobre a formação de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar, oriundas de gemas individualizadas, em experimento em casa de vegetação. Ao final do experimento (50 dias após o plantio), as mudas foram avaliadas biometricamente. Os resultados demonstraram que a aplicação de ácidos húmicos isolados de esterco bovino não surtiu efeito no desenvolvimento inicial das mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar. Os resultados também demonstraram que a aplicação de doses elevadas de ácidos húmicos isolados de esterco bovino foram prejudiciais em relação à não aplicação no desenvolvimento das mudas.