Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DO N MINERAL DO SOLO APÓS APLICAÇÃO DE DIFERENTES FONTES DE N EM COBERTURA NA CULTURA DO MILHO NO OESTE DA BAHIA.
JOSIMAR NOGUEIRA BATISTA(1); EDUARDO PIRES BENDER(1); GUILHERME ALVES DO VAL(1); CLAUDIA POZZI JANTALIA(2); BRUNO JOSÉ RODRIGUES ALVES(2); SEGUNDO URQUIAGA(2); 1 - UFRRJ; 2 - EMBRAPA AGROBIOLOGIA;
O nitrogênio é fundamental para aumento de produção do milho. Diversas fontes de N são utilizadas na agricultura e suas variações são esperadas de acordo com a composição da fonte e as condições edafoclimáticas do local de aplicação. O objetivo deste estudo foi quantificar o N mineral (nitrato e amônio) do solo com a aplicação de fontes pastilhadas de Ureia e diferentes composições de Enxofre. O experimento foi a campo em área de Cerrado no Oeste da Bahia com a cultura do milho. Na fase fenológica V3/V4 foi aplicada superficialmente em área total a dose de 150 kg ha-1 N para as fontes Ureia pastilhada pura; Ureia pastilhada com SA; Ureia pastilhada com S elementar; Ureia pastilhada com SA+Zn e Controle (sem N em cobertura). As diferentes fontes de N testadas demonstraram até o momento padrão semelhantes na liberação de amônio e nitrato no solo e que são totalmente dependentes das condições edafoclimáticas da área em questão.