Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EXTRAÇÃO E EXPORTAÇÃO DE MACRONUTRIENTES EM CANA-DE-AÇÚCAR SUBMETIDA A DIFERENTES DOSES DE PALHA NO MUNICÍPIO DE QUATÁ - OESTE PAULISTA.
ANA PAULA GUIMARÃES SANTOS(1); ZIGOMAR MENEZES DE SOUZA(1); JOÃO LUÍS NUNES CARVALHO(2); ALLAN CHARLLES MENDES DE SOUSA(1); CAMILA VIANA VIEIRA FARHATE(1); LEANDRO CARNEIRO BARBOSA(1); 1 - UNICAMP - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; 2 - CTBE LABORATÓRIO NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO BIOETANOL;
O incremento da palha na cultura da cana de açúcar é um cenário promissor, no entanto a necessidade de estudos avaliando o comportamento deste incremento na fertilidade do solo torna-se imprescindível para sustentabilidade da produção. O objetivo do trabalho foi avaliar a extração e exportação de nutrientes provenientes do incremento de diferentes doses de palha no manejo da cultura da cana de açúcar. O experimento foi realizado no ano agrícola 2013-2014, localizado no município de Quatá, oeste paulista, com a variedade RB 86-7515. O delineamento experimental foi de quatro blocos ao acaso com quatro repetições. Cada parcela foi composta por 10 linhas de cana-de-açúcar, com espaçamento de 1,5 m e 10 m de comprimento. Na colheita, amostras de colmo e ponteiro foram analisadas através de Digestões: sulfúrica (N); nítrico-perclórica (P, K, Ca, Mg, S,) e incineração (B); Determinações: titulometria (N, N-NO3- , N-NH4+ e Cl); colorimetria (P); turbidimetria (S); fotometria de chama (K); espectrofotometria de absorção atômica (Ca, Mg). Os resultados de Nitrogênio e Enxofre no ponteiro foram melhores na ausência de palha e na dose 5 t.ha-1 com valores abaixo do recomendado. o Potássio apresentou melhores resultados na dose 15t.ha-1. Conclui-se que há necessidade de correção na adubação nitrogenada e sulfatada quando há aporte de palhada.