Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
POTENCIAL DE MICRORGANISMOS RIZOSFÉRICOS E ENDOFÍTICOS QUANTO À PRODUÇÃO DE FITASES, FITORMÔNIOS E BIOSSOLUBILIZAÇÃO DE FÓSFORO ORGÂNICO E INORGÂNICO.
VITÓRIA PALHARES RIBEIRO(1); CHRISTIANE ABREU DE OLIVEIRA(1); ELIANE APARECIDA GOMES(1); IVANILDO EVÓDIO MARRIEL(1); MAYCON CAMPOS DE OLIVEIRA(1); RALF GREINER(2); 1 - EMBRAPA MILHO E SORGO; 2 - INSTITUTO, ALEMANHA;
Os microrganismos da rizosfera contribuem significativamente para a solubilização e mineralização de fósforo (P) nas formas inorgânicas e orgânicas no solo, respectivamente. Como a quantidade de P orgânico no solo agrícola é aumentada com o plantio direto, microrganismos eficientes na mineralização desta forma de P podem ser promissores como inoculantes para plantas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial dos microrganismos da rizosfera e endofíticos de milho na solubilização e mineralização de P, além de selecionar estirpes produtoras de fitase e fitormônios (AIA) para uso como inoculantes de plantas. Nove rizobactérias e seis bactérias endofíticas de milho foram avaliadas quanto à solubilização de P em meio de cultura contendo fosfato de cálcio e fitato. O P solúvel produzido foi quantificado pelo método do molibdato de amônio modificado. A produção de AIA foi avaliada em meio de cultura líquido suplementado com triptofano. A estirpe B70, identificada como Bacillus sp., apresentou a maior solubilização de P em meio de cultura contendo fosfato de cálcio (167,8 mg P.mL-1) e a segunda maior produção de fitase intracelular (64mU.mL-1). A estirpe 1931 endofítica Pantoea sp. apresentou a maior produção de fitase intracelular (85 mU. mL-1), e AIA (140,31 μg.mL-1). Concluiu-se que as bactérias isoladas da rizosfera ou endofíticas de milho apresentam características de biossolubilização de P e de promoção do crescimento de plantas, sendo candidatas promissoras para futuros estudos de inoculação em plantas.