Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE PEDOLOGIA NOS CURSOS DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ
CRISLEIDE ALIETE RIBEIRO MENDES(1); ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS MOREAU(1); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ- UESC;
A Pedologia é um ramo da ciência do solo que trata de estudos relacionados a diferentes conteúdos e é fundamentada na multidisciplinaridade. Essa característica demanda a necessidade de conhecimentos prévios de geologia, química e geomorfologia. O presente trabalho teve o intuito de analisar o rendimento dos acadêmicos na disciplina Pedologia, dos cursos de Geografia Bacharelado e Licenciatura da UESC e entender quais são os possíveis fatores que influenciam para esses resultados, bem como o que tem sido feito para uma efetiva melhora no aproveitamento da disciplina. A metodologia empregada utilizou o Sagres acadêmico (ambiente de comunicação via Internet) como ferramenta de busca e, a partir do resultado final dos discentes, procedeu-se a análise e tabulação dos índices encontrados, com o programa Microsoft Office Excel 2010. Os resultados expressam uma grande dificuldade no processo de ensino-aprendizagem de solos, que se iniciam na educação básica com o desenvolvimento deficiente do raciocínio e da interpretação das interações inerentes à Pedologia, além da deficiência na construção do conhecimento sobre solos junto às crianças, que posteriormente pode vir refletir no baixo desempenho dos alunos nesta disciplina na UESC. Pôde-se concluir que a metade dos estudantes apresenta baixo desempenho na disciplina de Pedologia, isso independe do curso.