Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
APLICAÇÃO COMBINADA DE FOSFATO REATIVO E SOLÚVEL NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DO PARICÁ (SCHIZOLOBIUM PARAHYBA VAR. AMAZONICUM)
EDILSON CARVALHO BRASIL(1); STEPHANE HAYARA DA SILVA AGUIAR(1); ANDRESA SOARES DA COSTA(1); VANESSA GOMES DE SOUSA(1); SILVIO BRIENZA JÚNIOR(2); MARCOS ANDRÉ PIEDADE GAMA(1); 1 - UFRA; 2 - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL;
O paricá tem sido muito utilizado em plantios florestais na Amazônia, possuindo, coloração clara, baixa densidade e rápido crescimento. Sua utilização pode ser favorecida por meio de uma adequada nutrição de plantas. O uso de fosfato natural é de suma importância nas culturas de ciclo longo, por possuir lenta solubilidade, favorecendo a disponibilização gradual do nutriente à planta. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação combinada de fosfato reativo e solúvel sobre o desenvolvimento inicial de plantas de paricá, em um Latossolo Amarelo, textura argilosa. O experimento foi conduzido no Sudeste paraense, utilizando-se o delineamento experimental em blocos casualizados. Os tratamentos consistiram da aplicação combinada de fosfato reativo (Bayóvar - BAY) e solúvel (superfosfato simples - SFS), em quantidades calculadas com base no teor de P2O5 total. Não houve efeito significativo da combinação de fosfato reativo e solúvel até os 12 meses após o transplantio. Aos 18 meses a aplicação de 80Bay+60SFS em sulco, promoveu melhor crescimento em altura das plantas. Aos 24 meses do transplantio os melhores resultados foram obtidos com aplicação de 80BAY+60SFS, 120BAY+20SFS e 40BAY+100SFS. O efeito residual do fosfato de Bayóvar foi maior que a fonte solúvel, o que representa uma excelente opção para o aumento da eficiência da adubação fosfatada para cultivos comerciais de paricá.