Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
O RECURSO NATURAL SOLO E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO.
WALQUÍRIA CHAVES DA SILVA(1); SUELLEN PADILHA DOS SANTOS(2); REGIANE APARECIDA MACALLI(2); ELAINE MEDEIROS(2); ALEXANDRE TEN CATEN(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; 2 - ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÓLON ROSA;
A sociedade precisa compreender a importância do solo para a sustentação da vida no Planeta. Este projeto objetivou desenvolver atividades de estímulo à estudantes do ensino médio, através da construção do conhecimento sobre o solo. Foi realizada a proposição de objetos de aprendizagem visando atividades interdisciplinares relacionadas aos solos. As atividades foram realizadas na Universidade Federal de Santa Catarina campus Curitibanos em parceria com a Escola de Educação Básica Sólon Rosa, ambas localizadas no município de Curitibanos (SC). Os resultados demonstraram que as atividades desenvolvidas colaboraram para construção de novos conhecimentos e a conscientização sobre a importância da conservação do solo. Além disso, as atividades possibilitaram uma maior integração entre os conhecimentos das disciplinas do ensino médio, e com isso despertaram o interesse das estudantes pela pesquisa científica e tecnológica.