Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CLASSIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE UM SOLO CULTIVADO SOB O SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA-FLORESTA NO BIOMA CERRADO.
PAULO SÉRGIO NASCIMENTO OLIVEIRA(1); ADRIANA APARECIDA RIBON(3); KATHLEEN LOURENÇO FERNANDES(2); GUSTAVO DIAS CUSTÓDIO(3); SAMARA SANTOS VIANA(3); LEONARDO RODRIGUES BARROS(4); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS; 2 - UNESP; 3 - UEG; 4 - UFG;
A classificação dos solos é um parâmetro de extrema importância para se conhecer as principais características dos solos e avaliar sua aptidão. Como esta prática não é adotada frequentemente, maior parte dos solos do Cerrado se encontram em algum estágio de degradação. Desta forma o presente estudo teve como objetivo classificar e caracterizar um perfil de solo, com características superficiais bem distintas, sob sistema de integração lavoura pecuária floresta, no bioma Cerrado. As coletas e classificação seguiram o Manual de Métodos de Campo e o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, respectivamente. O solo foi classificado até o sexto nível categórico do sistema. A caracterização do perfil foi realizada por meio da discussão de seus aspectos morfológicos, físicos, químicos e mineralógicos. O perfil foi classificado em primeiro nível como Latossolo. Foi possível observar que o sistema de manejo adotado no perfil favoreceu as qualidades físicas e químicas do perfil. A mineralogia predominante no perfil estudado foram os óxidos de Fe e Al. Todavia a caulinita também pode ser observada favorecendo o caráter coeso no solo, na maior parte do perfil.