Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM ÁREA SOB CULTIVO DE MILHO ASSOCIADA AO USO DE FORMONONETINA E FERTILIZANTES MINERAIS EM SOLO COM MÉDIO TEOR DE FÓSFORO.
VANESSA MARTINS(1); TAMARA ARAÚJO SCHENFERT(1); JORDÂNIA SOBRINHO TEIXEIRA(1); LEANDRO REIS COSTA SANTOS(1); JEFREJAN SOUZA REZENDE(1); JÚLIO CÉSAR AZEVEDO NÓBREGA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2 - UNIVERSIDADE DO RECÔNCAVO BAIANO;
Os solos brasileiros são conhecidos pela deficiência em fósforo (P), devido principalmente ao material de origem e a forte interação deste elemento com os constituintes do solo (Raij, 1991). Entendendo-se a sua necessidade e a baixa disponibilidade no solo, este trabalho teve como objetivo avaliar a fertilidade do solo em área sob cultivo de milho, utilizando-se formononetina e fertilizantes minerais fosfatado em solo com médio teor de fósforo, no intuito de contribuir com alternativas que aumentem a disponibilidade do elemento as plantas no Latossolos Amarelo. O experimento foi realizado na Serra do Quilombo, localizada no município de Bom Jesus/Pi, constituindo-se de parcelas subdivididas, sendo três tratamentos nas parcelas: ausência da aplicação de P, 1/3, 1/2 e 100% da dose recomendada de P (444 kg por ha-1 ), nas sub-parcelas foram aplicados isoflavonóide formononetina na forma de produto comercial Myconate® nas sementes de milho. Para os teores de fósforo foi verificado que a dose 335,00 kg ha-1de P2O5 foi a que proporcionou maior teor de P no solo (60,49 mg dm-3 de P). Com a aplicação das diferentes doses de P no solo verificou-se também aumento nos teores de cálcio, magnésio, SB, t, T e V. As aplicações de P2O5 em Latossolo Amarelo influenciam positivamente nos teores de P do solo, porém, o isoflavonóide não apresentou números expressivos no aumento de nutrientes no solo.