Área restrita:    
Login 
Senha 

Certificados
Os certificados estão disponíveis!.

Anais online
Faça sua pesquisa aqui

Programação Científica
Consulte a grade completa do evento.

Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



CORRELAÇÃO ESPACIAL ENTRE A MATÉRIA ORGÂNICA E POTÁSSIO DE UM LATOSSOLO VERMELHO-AMARELO E A PRODUTIVIDADE DO ARROZ DE TERRAS ALTAS.


RENAN FRANCISCO RIMOLDI TAVANTI(1); ONÃ DA SILVA FREDDI(2); GABRIEL CASAGRANDE TORRES(2); FLAVIO JESUS WRUCK(3); RODRIGO GONÇALVES TREVISAN(4); FERNANDA SALLES CUNHA PERES(2);
1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; 2 - UFMT; 3 - EMBRAPA; 4 - ESALQ-USP;

No Cerrado o enfoque da integração está na rotação de culturas e recuperação dos solos sob pastagens degradadas. A conversão dessas pastagens está direcionada a produção de grãos, tendo o arroz como a primeira cultura a entrar no sistema. Porém, o arroz sequeiro nessa região é cultivado com baixa tecnologia e sob adversidades climáticas frequentes. Diante disso objetivou-se avaliar a variabilidade espacial e a correlação da matéria orgânica e do potássio de um Latossolo Vermelho-Amarelo cultivado com arroz em semeadura direta sob diferentes culturas de cobertura, após sete anos de integração lavoura-pecuária. O estudo foi realizado em 2012, no município de Santa Carmem, norte do Estado de Mato Grosso. Os esquemas de rotação de culturas utilizados antes do cultivo do arroz foram T1: consórcio de feijão-caupi (Vigna unguiculata) e braquiária (Brachiaria ruziziensis); T2: consórcio de crotalária (Crotalaria ochroleuca) e braquiária (B. ruziziensis) e T3: consórcio de capim Sudão (Sorghum sudanense) e braquiária (B. ruziziensis). Adotou-se uma malha regular com 100 pontos distribuídos numa área de 26400 m², nos quais se determinou algumas características agronômicas do arroz e os teores de matéria orgânica e potássio do solo. A variável de potássio apresentou elevada variabilidade e a matéria orgânica do solo apresentou dependência espacial. Obteve-se uma correlação positiva entre as variáveis do solo mostrando o efeito da deposição de palhada e resíduos culturais em sistema de semeadura direta.

[baixar arquivo pdf]

Certificados


Atenção congressistas!
Os certificados do evento estão disponíveis!
Clique aqui para acessar a área de impressão.

 
Início
Anais online
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Resumos
Exposição e Apoio
Local do Evento
Agência Oficial
Conheça Natal
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
 
Notícias

Previsão do Tempo



Promoção:

Realização:

Co Realização:


 

Organização:

Rua Theodorico
Ghilherme, 2191
Morro Branco | Natal | RN
Fone: (84) 3221-3200

| Faça contato aqui |
Agência de Turismo

 

 

Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação