Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DIVERSIDADE FUNCIONAL DE ISOLADOS DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES DA AMAZÔNIA PARA O FEIJÃO-CAUPI (VIGNA UNGUICULATA)
GLÁUCIA ALVES E SILVA(1); JOSÉ OSWALDO SIQUEIRA(2); FATIMA MARIA DE SOUZA MOREIRA(2); SIDNEY LUIZ STÜRMER(3); 1 - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO; 2 - UFLA; 3 - FURB;
Os fungos micorrízicos arbusculares (FMAs) desempenham papel importante para o funcionamento do sistema solo-planta devido à simbiose que formam com a maioria das plantas. Isolados obtidos de solos em diferentes usos na região do Alto Solimões-Amazônia, foram avaliados em relação a: colonização, efeitos na absorção de P, crescimento e produção de grãos do feijão caupi em vasos em casa de vegetação na Universidade Federal de Lavras – UFLA. Os isolados da Amazônia foram comparados a isolados referências da coleção de culturas de FMAs da UFLA. Os isolados da Amazônia apresentaram ampla diversidade em relação às respostas avaliadas, sendo encontradas diferenças intraespecíficas entre alguns isolados. Verificou-se efeito generalizado nos teores de P e crescimento do caupi, com incrementos de até 149% e 622% em relação ao controle sem inoculação, respectivamente. Isolados de Glomus se mostraram mais promissores para inoculação do caupi, sendo o Glomus sp14 de capoeira nova, Glomus sp14 de agrofloresta e Glomus sp11 de pastagem os que mais se destacaram.