Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DESMATAMENTO E DEGRADAÇÃO DO SOLO NO ASSENTAMENTO 26 DE MARÇO EM MARABÁ: EM BUSCA DA RECUPERAÇÃO ALIADA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
ANDREZA ANGELICA FROTA GAMA(1); ANDRÉA HENTZ DE MELLO(2); CARLOS RENATO LISBOA FRANCES(3); JORGE ANTONIO MORAES DE SOUZA(3); IVANETE DOS SANTOS VIGNE(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ - UNIFESSPA; 2 - UNIFESSPA; 3 - UFPA;
O solo é um complexo sistema de seres vivos e materiais minerais e orgânicos, que vem sendo impactado pelo desmatamento na região sudeste paraense principalmente devido a expansão da fronteira agrícola que ocasionou a ocupação do espaço de forma desigual, gerando conflitos fundiários. Desta forma o trabalho objetivou caracterizar a evolução do desmatamento no Assentamento 26 de Março no período de 1999 a 2014, bem como identificar como a Educação Ambiental e Educação em Solos são entendidas pelos moradores. Nesta perspectiva, foram utilizadas imagens de usos e cobertura da terra baseadas no projeto terraclass do INPE, além de observação e entrevista com moradores do assentamento. Caracterizou-se que o desmatamento é uma realidade antes e depois da criação do assentamento, no entanto, identificou-se que as lógicas de produção que geram esse desmatamento apresentam-se diferentes, pois a preocupação dos moradores está em assegurar seu modo de vida. Assim a educação em solos e ambiental tem encontrado alicerce para avançar no processo de mudança e construção de uma nova “consciência pedológica” incentivando ações que levem ao estabelecimento de sistemas agrícolas familiares sustentáveis.