Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
COMPONENTES DA ACIDEZ DO SOLO E PRODUÇÃO DE PASTAGEM EM CAMPO NATIVO SUBMETIDO À APLICAÇÃO DE PÓ-DE-BASALTO HIDROTERMALIZADO.
LUANA DALACORTE(1); JACKSON KORCHAGIN(2); CLARISSA TROIS ABREU(2); VANEI TONINI(2); RAFAEL MULLER(2); EDSON CAMPANHOLA BORTOLUZZI(2); 1 - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO; 2 - UPF;
O uso de fertilizantes não convencionais pode se constituir em uma alternativa para a melhoria das características gerais de solos agrícolas, desde que conhecidos os efeitos no solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar os componentes da acidez de um Argissolo Vermelho Amarelo Alumínico submetido à aplicação de doses de pó-de-basalto hidrotermalizado e relacionar com a produção de pastagem nativa. Para tanto, uma área sob campo nativo no município de Soledade/RS recebeu as doses de 0, 1.000, 2.000, 4.000 e 8.000 kg ha-1 de pó-de-basalto hidrotermalizado aplicado em superfície, prática chamada de remineralização do solo. O experimento foi em delineamento blocos ao acaso, com quatro repetições. Amostras de solo da camada 0-10 cm foram coletadas quatro meses após a aplicação do remineralizador e as seguintes características químicas foram avaliadas: pH em água, acidez potencial (H+Al) e teor de Al3+. A produção de massa seca (MS) foi determinada após corte e coleta de parte aérea da pastagem nativa. Os resultados mostram: i) o aumento do pH em 0,3 pontos entre a testemunha e a maior dose, ii) a diminuição dos teores de Al3+ e de H+Al de 1,8 para 1,3 cmolc kg-1 e de 17,7 para 12,2 cmolc kg-1, respectivamente, e; iii) aumento na produção de MS de 600 para 1400 kg ha-1. O pó-de-basalto hidrotermalizado é composto de minerais silicatados, dentre eles argilominerais do tipo 2:1 expansíveis, e outros, que ao reagir no solo liberam hidroxilas, sugerindo o efeito nos componentes de acidez. A melhoria desses atributos, pela remineralização do solo com pó-de-basalto hidrotermalizado, favoreceu o desenvolvimento das espécies nativas do campo, refletindo positivamente na produção de matéria seca.