Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ATRIBUTOS BIOLOGICOS DO SOLO EM ÁREAS DE AGRICULTURA FAMILIAR DO SEMIÁRIDO PERNAMBUCANO COM DIFERENTES MODELOS DE EXPLORAÇÃO AGRÍCOLA.
JULIANA ALVES DA COSTA(1); ALEXANDRE TAVARES DA ROCHA(2); ROSSANNA BARBOSA PRAGANA(3); IZABEL CRISTINA DE LUNA GALINDO(4); DAVI SANTOS TAVARES(3); MARCONDES DE SÁ SOUZA(3); 1 - UNIDADE ACADEMICA DE SERRA TALHADA/UFRPE; 2 - UAG/UFRPE; 3 - UAST/UFRPE; 4 - UFRPE;
O objetivo deste trabalho é estudar os indicadores biológicos de qualidade do solo em áreas de agricultura familiar no semiárido pernambucano. O estudo foi desenvolvido na região semiárida de Pernambuco, no Sítio Carro Quebrado no distrito de Canaã, município de Triunfo. Esta região se encontra em áreas de exceção do semiárido, denominadas assim por apresentarem condições agroecológicas privilegiadas. Os sistemas de manejo foram separados por meio dos seguintes tratamentos: Área de vegetação nativa (VN), três Sistemas de manejo agroflorestais, com mais de 15 anos de implantação, sendo que cada área apresenta caraterísticas diferente, três áreas de plantio convencional (mandioca, Laranja e Cana) e uma área pousio. Nas áreas correspondentes a cada tratamento foram definidas áreas de 50x50m, onde foram traçados 3 transectos (vertical, horizontal e diagonal), cada transecto conteve 3 pontos de amostragem, os quais deram origem a uma amostra composta, sendo assim, cada área teve 3 amostras compostas para a profundidade de 0-5cm. Concluí-se que apenas os sistemas agroflorestais bem manejados, SAF3 e SAF2, nessa ordem, apresentaram valores elevados de C-microbiano e que as áreas de sistemas tradicionais, desde que sob manejo conservacionista, como no caso a área de cana de açúcar, podem apresentar valores de Cmic semelhantes a áreas de SAF’s.