Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
QUANTIFICAÇÃO DE RESTOS CULTURAIS E CONCENTRAÇÃO DE NUTRIENTES NA CULTURA DO MILHO NO MUNICÍPIO DE BELTERRA/PA
RAIMUNDO COSME DE OLIVEIRA JUNIOR(1); THEOTONIO LUIS DE SOUSA NETO(2); YGOR CLELIO TAKETOMI(2); DANIEL ROCHA DE OLIVEIRA(3); DARLISSON BENTES DE SOUSA(2); CELSO SHIGUETOSHI TANABE(2); 1 - EMBRAPA AMAZONIA ORIENTAL; 2 - CEULS; 3 - CEULS. ADEPARA;
A expansão da cultura do milho no Brasil tem levado a adoção de novos modelos de produção. Entre estes está o plantio direto, considerado como uma prática conservacionista, pois o uso de cobertura seca na fase de sucessão de uma cultura tende a melhorar as condições nutricionais do solo. Por isso, este trabalho objetivou verificar a concentração de nutrientes e quantificação de restos culturais na cultura do milho no município de Belterra-PA, no ano agrícola de 2012, para plantio em sistema direto e convencional. O experimento foi instalado em janeiro de 2012 e contando com área experimental de 3 hectares para cada sistema de cultivo.
A coleta dos dados foi realizada por ocasião da colheita, sendo avaliadas as variáveis relacionadas à produção de massa seca da palhada do milho, através da coleta de palha, utilizando um gabarito de 1 m2, fiado ao solo. Os resultados demonstraram que a maior quantidade de palha produzida foi no sistema de plantio direto com uma produção de 9.161,16 kg.ha-1, enquanto que no plantio convencional sob as mesmas condições de campo essa produção foi de apenas 4.306,96 kg.ha-1. A concentração de nutriente foi significativa no plantio direto, principalmente para cálcio e amônia, enquanto que o fósforo nos dois sistemas apresentou baixa concentração.