Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
NITRATO E AMÔNIO NA CAMADA SUPERFICIAL DO SOLO APÓS A ADIÇÃO DE DOSES DE N COM REDUTORES DE PERDAS
PAULO AUGUSTO PEREIRA LOPES(1); DEIVISSON FERREIRA DA SILVA(1); RODINEI FACCO PEGORARO(1); GLEIKA LARISSE OLIVEIRA DORASIO DE SOUZA(1); FELIPE DIAS ARAÚJO(1); MARCOS LOPES DOS CAMPOS(1); 1 - UNIMONTES;
A ureia tem sido a fonte nitrogenada mais utilizada nas últimas décadas em todo o mundo, devido ao baixo custo e alta concentração de N (45% de N). Porém, quando aplicada em superfície às perdas por volatilização e nitrificação do amônio são elevadas.
O estudo teve como objetivo avaliar os teores de nitrato e amônio na camada superficial do solo (0-20 cm) após a adição de doses crescentes de N com inibidores de urease e nitrificação. Para tanto, o estudo foi montado em blocos casualizados, com quatro repetições, sendo as unidades experimentais arranjadas em esquema fatorial 4 x 5, que consistirão de: quatro combinações de ureia com inibidoresde urease e nitrificação (1- ureia comum; 2- ureia + inibidor de urease; 3- ureia + inibidor de nitrificação; 4- ureia + inibidor de urease e nitrificação), cinco doses de N ( 0, 385, 770, 1.155 e 1.540 kg ha-1).
Foi utilizado o UREMAX NBPT® para o tratamento da ureia com dose de 6,5 g do produto para 1.000 g de nitrogênio ADFERT, (2013). No tratamento da ureia foi utilizada uma dose de 10% da DCD em relação ao nitrogênio desse fertilizante. Os parcelamentos das doses de nitrogênio foram feitos em três aplicações em seis meses. Os teores de N inorgânico foram avaliados 20 dias após o último parcelamento, na camada de 0 - 20 cm de profundidade. As formas de nitrogênio (NH4+ e NO3- + NO2-) foram extraídas com KCl 2,0 mol L-1. O NH4+ foi determinado pela destilação após a adição de MgO no extrato e sua transformação em amônia e o NO3- + NO2- que não foram destilados, foram determinados indiretamente, após sua redução a NH4+, empregando - se liga devarda, o qual posteriormente foi destilado na forma de amônia.
De acordo com os resultado obtido após análise de variância, os valores de NH4+ e NO3- foram influenciados significativamente (p<0,05) pela interação dupla entre doses e fontes de nitrogênio. Com aumento das doses de nitrogênio foi observado efeito linear positivo nos teores de amônio no solo para a fonte de nitrogênio ureia, combinações ureia+ DCD e ureia+NBPT+DCD e efeito quadrático para ureia+NBPT. Para os teores de nitrato foram observados efeitos lineares positivos para ureia, combinações ureia +DCD e ureia+NBPT+DCD e efeito quadrático para combinação ureia+NBPT.