Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO DA CAMADA SUPERFICIAL DE UM ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO DISTRÓFICO ARÊNICO DO ESTADO DE SÃO PAULO (UNIDADE SERRINHA)
CAUÊ CESARO PINHEIRO(1); MARA DE ANDRADE MARINHO(1); MICHENDER WERISON MOTTA PEREIRA(1); AUGUSTO FERNANDES NALIN(2); 1 - UNICAMP (UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS); 2 - DPR ENGENHARIA;
O intervalo hídrico ótimo (IHO) é um indicador da qualidade estrutural do solo para desenvolvimento das culturas, contabilizando a faixa de umidade em que são mínimas as limitações devidas ao excesso ou à falta de água, à falta de ar e à resistência do solo à penetração. O objetivo do estudo foi validar a utilização de amostras deformadas acondicionadas em cilindros para determinação desse indicador. Para validação dos resultados foi adotado IHO construído para o mesmo solo empregando amostras indeformadas como preconizado na metodologia original. Foi avaliada a camada superficial de um Argissolo Vermelho-Amarelo Distrófico arênico, de textura franco arenosa. Os resultados obtidos revelam semelhanças entre o IHO construído neste trabalho e aquele do trabalho de referência, atribuindo-se as diferenças nos parâmetros físicos mais à variação dos teores de argila em um (110 g kg-1) e outro caso (70 g kg-1), respectivamente, do que propriamente ao tipo de amostra empregada nos ensaios. Os resultados obtidos estimulam a testar essa variação metodológica em outros tipos de solos, por permitir o controle acerca da variação requerida da densidade do solo.