Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DENSIDADE DO SOLO E TEORES DE NUTRIENTES NA MASSA SECA DE MILHO SOB DIFERENTES SALINIDADES DA ÁGUA DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE BIOCHAR.
MONALISA DE LIMA MARTINS(1); MARIA EUGÊNIA DA COSTA(2); FRANCISCO DIORGE DE FRANÇA(3); JULIANA PAIVA PAMPLONA(3); JORGIANA PAULA MOTA DE LIMA(3); OTACILHO FILHO ALVES DE ANCHIETA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO; 2 - CENTEC; 3 - UFERSA;
O trabalho teve o objetivo analisar a resposta do milho recebendo diferentes doses de carvão vegetal e três níveis de salinidade da água de irrigação. O solo utilizado foi um Argissolo, com o qual foram preenchidas colunas de PVC de 200 mm de diâmetro e 400 mm de altura (volume de 12500 cm³), em mistura com carvão vegetal, nas doses de 0,0; 0,5; 1,0; 1,5 %. Nesse contexto foi utilizado carvão vegetal com granulometria entre um e dois mm e densidade de 0,3 g cm-3. Os níveis de salinidade da água de irrigação eram de 0,57, 4,5 e 2,65 ds m-1. A cultura avaliada foi o Milho (Zea mays L.) do hibrido 1051, avaliado até os 45 dias após emergência. As determinações realizadas foram de densidade do solo e teores de nutrientes na massa seca do milho. A densidade do solo recebeu efeito linear positivo das doses do biochar. Ente os nutrientes analisados, apenas o teor de Mg nas plantas de milho foi influenciado pela dose de biochar e níveis de salinidade da água de irrigação.