Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO DE TOLETES E INOCULAÇÃO COM MISTURA DE BACTÉRIAS DIAZOTRÓFICAS NA GERMINAÇÃO E ACÚMULO DE MASSA DE DUAS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR.
ROBSON FERNANDES PALHA(1); VERÔNICA MASSENA REIS(2); SILVANA GOMES DOS SANTOS(3); GABRIELA CAVALCANTI ALVES(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; 2 - EMBRAPA AGROBIOLOGIA; 3 - UFRRJ;
A busca por aumento de produtividade e sanidade de plantas tem resultado em novas técnicas no sistema de produção de cana-de-açúcar. A utilização de mudas pré-brotadas inoculadas pode melhorar o rendimento e levar a produção de mudas contendo bactérias diazotróficas que beneficiam este crescimento. Duas variedades de cana-de-açúcar, a RB867515 e a IACSP955000 foram avaliadas quanto a aplicação do tratamento térmico curto e a inoculação com uma mistura de cinco estirpes de bactérias diazotróficas aplicadas por imersão. Os resultados mostraram que o tratamento térmico reduziu a velocidade de brotação e o acúmulo de massa seca da parte aérea nas duas variedades sendo esta redução de massa da ordem de 60,9% na variedade IACSP955000 e 23,6% na RB867515. A inoculação não modificou esta sensibilidade e o acúmulo de massa seca da parte aérea nos primeiros 22 dias de crescimento. Em média a variedade RB897515 produziu 57% mais massa seca parte aérea que a IACSP955000 neste período.