Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CIÊNCIA DO SOLO: A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE CAMPO NA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO
TAINA CADIJA ALMEIDA DE MAMEDE(1); JOSELISA MARIA CHAVES(1); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA - UEFS;
No âmbito da Conferência de Tbilisi em 1977, foi abordado que um dos princípios da educação ambiental é utilizar diferentes ambientes educativos e uma ampla gama de métodos para comunicar e adquirir conhecimentos sobre o meio ambiente, privilegiando as atividades práticas e as experiências pessoais. Com base neste pressuposto torna-se possível viabilizar a Educação em Solos em uma perspectiva teórico-prática e interdisciplinar. Para tal, vem sendo realizado semestralmente na disciplina Pedologia, um trabalho de campo com estudantes dos cursos de Geografia e Agronomia da Universidade Estadual de Feira de Santana – UEFS, no Município de Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina no Estado da Bahia, tendo sido planejado de forma a proporcionar uma observação sistemática sobre aspectos ligados a geologia, solos, clima, geomorfologia e vegetação. Como material didático utilizou-se os mapas da CPRM – Serviço Geológico do Brasil. Os alunos foram separados por equipe, tendo cada grupo um mapa a ser explorado. Nos pontos visitados cada equipe, utilizando o mapa, realizou uma abordagem holística dos temas em discussão. Quanto ao papel didático do campo o mesmo envolve a classificação ilustrativa, indutiva, motivadora, treinadora e investigativa em diferentes momentos das etapas pré-campo, campo e pós-campo. De acordo com a avaliação final de campo, na qual estudantes e professores fazem suas considerações, verificou-se que a partir do conhecimento prático o aprendizado construído ao longo da disciplina é mais facilmente compreendido. Além disso, eles pontuaram a importância da interdisciplinaridade entre os cursos de agronomia e geografia valorizando a troca de experiências e aprendizados.