Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO DE PASTAGENS E RELAÇÃO COM ATRIBUTOS DOS SOLOS NA BACIA HIRODROGRÁFICA DO EQUÍDEO – VIÇOSA, MINAS GERAIS.
CRISTIANO MARCELO PEREIRA DE SOUZA(1); LEILIANE BOZZI ZEFERINO(1); MÁRCIO ROCHA FRANCELINO(1); LIOVANDO MARCIANO DA COSTA(1); ELPÍDIO INÁCIO FERNANDES FILHO(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA;
O reconhecimento da distribuição espacial dos níveis de degradação de pastagens é passo fundamental para sua recuperação, bem como sua relação com atributos físicos e químicos dos solos. Este trabalho teve como objetivo utilizar geoestatística para espacialização de propriedades de solos e sua relação com níveis de degradação de pastagens. As pastagens foram mapeadas com uso de imagem de satélite Ikonos com técnica de classificação supervisionada. Os atributos dos solos foram mapeados com base nos pontos de solos coletados em campo, onde realizou-se a associação dos atributos químicos dos solos com determinadas variáveis geomorfométricas extraídas de modelo digital de elevação (MDE). Como resultado verificou-se que 44% e 30% dos pastos encontram-se em estágio de degradação moderado e forte respectivamente. As áreas de degradação leve tendem aumentar em áreas que apresentam maior valor de soma de bases, CTC e matéria orgânica, com concomitante redução de áreas com maior estágio de degradação.