Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
N-TOTAL E N-MINERAL EM UM LATOSSOLO AMARELO ADUBADO COM SULFATO DE AMÔNIO VIA FERTIRRIGAÇÃO PARA O CULTIVO DO MARACUJAZEIRO(1)
GUSTAVO CASSIANO DA SILVA(1); ADRIANO DE OLIVEIRA SILVA(1); RÂMISON FONSECA DOS SANTOS(1); JÚLIO CÉSAR AZEVEDO NÓBREGA(2); JULIAN JUNIO DE JESUS LACERDA(1); VANESSA MARTINS(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA;
O maracujazeiro é uma cultura bastante exigente quanto à disponibilidade de água e nutrientes, principalmente nitrogênio (N). O presente trabalho objetivou avaliar as concentrações de nitrogênio total, nitrato e amônio no perfil de um Latossolo Amarelo, em função de doses de N aplicadas via fertirrigação. As amostras de solo foram coletadas em um experimento desenvolvido na Fazenda Panasco, município de Cristino Castro, região Sul do estado do Piauí. O experimento foi conduzido em blocos casualizados com cinco tratamentos e 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses de N (0, 100, 200, 300, 400 e 500 kg ha-1) na forma de sulfato de amônio via fertirrigação. Foram analisados os teores de N-total, nitrato e amônio no solo, nas profundidades 0-20, 20-40 e 40-60 cm. Foram gerados modelos de regressão e gráficos de superfície de resposta considerando as doses de N fornecidas e as profundidades de coleta do solo para estimar os teores de N-total, amônio e nitrato no solo. As maiores concentrações de nitrato e amônio foram encontradas na profundidade de 0-20 cm, e quando foram fornecidas as maiores doses de sulfato de amônio. Houve lixiviação do nitrato para as maiores profundidades avaliadas (até 60 cm), principalmente nas maiores doses de N. Os teores de N-total do solo decresceram em profundidade, mas não foram influenciados pelas doses de N na forma de sulfato de amônio.