Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
AVALIAÇÃO DA CURVA DE RETENÇÃO E CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA EM DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO EM LATOSSOLO AMARELO DISTRÓFICO.
FRANCISCA MARIA SOUZA CHAVES(1); CARLOS EDUARDO LINHARES FEITOSA(2); MARYZÉLIA FURTADO DE FARIAS(2); FRANCISCA GYSLANE DE SOUSA GARRETO(2); IVO RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO(2); JESSÉ MARTINS DOS SANTOS SILVA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; 2 - UFMA;
O solo atua como um depósito natural de água para as plantas. Considerando o reabastecimento intermitente desse reservatório pela chuva, é essencial se conhecer as propriedades hidráulicas dos diferentes tipos de solos, possibilitando assim o manejo mais adequado. O presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar e comparar a retenção de água no solo e condutividade hidráulica nos diferentes sistemas de manejo. O estudo foi realizado no município de Chapadinha, localizado na Mesorregião Leste do estado do Maranhão. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com três tratamentos (sistemas de manejo) e cinco repetições. Os tratamentos foram: Reserva com mata nativa (M.N) (Itamacaoca), usada como Testemunha, Plantio convencional (P.C) e Plantio direto (P.D). Os sistemas de manejo não promoveram diferenças significativas no atributo condutividade hidráulica do solo. O sistema de plantio direto obteve a maior capacidade de retenção de água no solo.