Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
MAQUETES 3D E REALIDADE AUMENTADA COMO FERRAMENTAS DE APOIO A EDUCAÇÃO
MARCELLE ALENCAR URQUIZA(1); VALDINAR FERREIRA MELO(2); MÁRCIO ROCHA FRANCELINO(3); PAULO VICTOR PIRES SIQUEIRA(2); LUCIANA DA SILVA BARROS(2); MAOLA MONIQUE FARIA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA; 2 - UFRR; 3 - UFV;
O presente trabalho apresenta os estudos conduzidos para a elaboração de uma maquete 3D a partir de um Modelo Digital de Elevação (MDE) da área do Assentamento Trairão no município de Amajari no estado de Roraima. A maquete foi construída em material ABS-M30 e apresentou as dimensões planimétricas (48x50) cm e diferença altimétrica de 2,65 cm entre o valor máximo e mínimo. O MDE foi construído a partir de imagens SRTM de resolução 30m e diversos mapas temáticos derivados foram elaborados, além dos mapas de uso e cobertura do solo (MUCS), de temperatura da superfície do solo, radiométricos e magnetométricos, todos processados no software ArcGis 10.2.1. Os mapeamentos realizados foram convertidos em objetos virtuais no ArcScene e testados em softwares para apoio a modelagens 3D. O conceito de Realidade Aumentada (RA) foi implementado para visualização dos objetos virtuais bem como de vídeos em 3D criados e associados a maquete por meio de qrcodes desenvolvidos para este fim. A apresentação da maquete mostrou-se satisfatória, proporcionando a visualização completa e sob várias perspectivas da área de estudo, podendo ser aplicado no ensino para portadores de deficiência visual. Os vídeos de animação e os objetos virtuais produzidos trouxeram o caráter de inovação às formas de visualização de planos de informações temáticos e de feições mais relevantes ao ambiente estudado, contribuindo assim para o desenvolvimento de práticas de ensino que incorporem a visualização e compreensão de cenários ambientais de forma diferenciada às usualmente empregadas.