Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DIFERENÇA NO CONTEÚDO DE CARBONO ORGÂNICO NA CAMADA SUPERFICIAL DE SOLOS CULTIVADOS EM SISTEMA ORGÂNICO DE PRODUÇÃO NO MUNICÍPIO DE SEROPÉDICA – RJ.
LARISSA BRASIL DE SOUZA CAVALHEIRO(1); ELISAMARA CALDEIRA DO NASCIMENTO(1); GLAUCIO DA CRUZ GENUNCIO(1); EVERALDO ZONTA(1); 1 - UFRRJ;
A adição matéria orgânica ao solo aumenta o conteúdo de carbono orgânico no sistema, contribuindo assim, para a manutenção da sustentabilidade agrícola no solo e diminuição da emissão CO2 para a atmosfera. Com o objetivo de se avaliar o conteúdo total de carbono no solo e as frações químicas da matéria orgânica, realizaram-se coletas de terra em três propriedades de agricultura familiar, situadas no município de Seropédica – RJ, onde os produtores associados, participam do SPG - ABIO (Sistema Participativo de Garantia – ABIO) núcleo de Seropédica – RJ e mantém a forma orgânica de produção. Nas amostras com profundidade 0-5 cm realizaram-se o fracionamento da matéria orgânica e do conteúdo de carbono total (COT) comparando as áreas de agricultura com áreas de pasto e mata. Tanto o COT quanto as frações químicas da matéria orgânica foram alterados pelo tipo de uso do solo. O manejo adotado dentro de cada propriedade avaliada influenciou os valores encontrados, porém sem um padrão específico.