Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFICIÊNCIA AGRONÔMICA DE DIFERENTES FONTES E DOSES DE FERTILIZANTES NITROGENADOS NA CULTURA DO MILHO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NO OESTE DA BAHIA.
JOSIMAR NOGUEIRA BATISTA(1); JOSÉ CARLOS POLIDORO(2); INGBERT DOWICH(3); CLAUDIA POZZI JANTALIA(4); BRUNO JOSÉ RODRIGUES ALVES(4); SEGUNDO URQUIAGA(4); 1 - UFRRJ; 2 - EMBRAPA SOLOS; 3 - APDC; 4 - EMBRAPA AGROBIOLOGIA;
A aplicação de fertilizantes nitrogenados é de fundamental importância para o aumento de produtividade do cultivo do milho. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência agronômica de fertilizantes nitrogenados nítricos e convencionais em milho em área de Cerrado no oeste da Bahia. O experimento foi montado a campo em área de Latossolo Vermelho Amarelo, no município de Luis Eduardo Magalhães-BA. Na fase fenológica V4 foi aplicada superficialmente em área total as doses de 75; 150 e 225 kg ha-1 N para o fertilizante Nitrato de Cálcio Amônio e Ureia, e Controle (sem N em cobertura). Verificou-se resposta significativa na produção de grãos em todas as fontes nas doses de N aplicadas em relação ao Controle.