Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
EFICIÊNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES SOBRE O CRESCIMENTO DE ERYTHRINA VELUTINA WILLD EM SOLO COM DIFERENTES DOSES DE FÓSFORO.
MARIA VALDIRENE LEITE PEDONE BONFIM(1); DANIELA ALVES DO NASCIMENTO(2); DANIELLE KARLA ALVES DA SILVA(2); ADRIANA MAYUMI YANO DE MELO(2); LEONOR COSTA MAIA(3); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO; 2 - UNIVASF; 3 - UFPE;
Estudos da associação micorrízica com Erythrina velutina são escassos, sendo necessário definir a melhor combinação FMA- E. velutina em função da fertilidade do solo visando o desenvolvimento vegetal. O objetivo deste estudo foi determinar a eficiência de espécies de FMA, inoculadas de forma isolada ou em combinação, sobre o crescimento de mudas de E. velutina em solo com doses crescentes de fósforo. Foi realizado um experimento em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial de 4 x 4 (4 tratamentos de inoculação e 4 doses de P no solo), em 5 repetições. Após 75 dias em casa de vegetação foram avaliadas colonização micorrízica e biomassa fresca e seca da parte aérea e radicular. A inoculação micorrízica não influenciou a produção de biomassa fresca total e de biomassa seca radicular das mudas, as quais foram afetadas somente pelas doses de P. Por outro lado, a biomassa seca aérea foi influenciada pela interação dos fatores estudados. Conclui-se que a micorrização não promove benefícios expressivos na produção de biomassa seca durante o crescimento inicial de mudas de E. velutina.