Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
A CIÊNCIA DO SOLO NOS PROJETOS ACADÊMICOS CURRICULARES DE AGRONOMIA DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL.
TAÍS SOUZA DOS SANTOS(1); ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS MOREAU(2); JEAN LUCAS VINHAS MEDEIROS(2); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ; 2 - UESC;
RESUMO: Objetivou-se nesta pesquisa analisar as disciplinas relacionadas à Ciência do solo nos Projetos Acadêmicos Curriculares (PAC) dos Cursos de Agronomia das Instituições de Ensino Superior – IES públicas da região Nordeste do Brasil. Segundo a mais recente divisão territorial do Brasil e limites territoriais publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no Seminário Nacional com as Instituições Responsáveis por Limites Político-Administrativos em Brasília - DF, 1° de Julho de 2008, a região nordeste do Brasil é composta pelos estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Objetivou-se, também, estabelecer um comparativo das informações constantes nos PAC entre os cursos. As análises aqui elencadas foram embasadas nos PAC dos cursos analisados e em documentos oficiais, no sentido de avaliar se os currículos atendem as exigências dos documentos referentes às habilidades e competências dos Agrônomos no que diz respeito a conteúdos relacionados à ciência do solo.