Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
COMPONENTES PRIMÁRIOS DE RENDIMENTO DE GRÃOS DE FEIJÃO EM FUNÇÃO DAS ADUBAÇÕES NITROGENADA E MOLÍBDICA E DA INOCULAÇÃO COM RHIZOBIUM SPP.
MARISLAINE ALVES DE FIGUEIREDO(1); DÂMIANY PÁDUA OLIVEIRA(1); BRUNO LIMA SOARES(1); AUGUSTO RAMALHO MORAIS(1); FATIMA MARIA DE SOUZA MOREIRA(1); MESSIAS JOSÉ BASTOS DE ANDRADE(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS;
O feijoeiro-comum é exigente em nutrientes, sendo o nitrogênio (N) o mais absorvido. A fixação biológica de N, juntamente com a adubação molíbdica, podem diminuir o uso da adubação nitrogenada. Objetivou-se verificar o efeito da aplicação foliar de Mo na presença de inoculação das sementes com duas estirpes de rizóbio e adubação nitrogenada de semeadura sobre os componentes primários de rendimento de grãos de feijão. Dois experimentos de campo foram conduzidos na safra primavera-verão 2011/2012 em solos de Patos de Minas e Pitangui, no Estado de Minas Gerais-Brasil. O delineamento estatístico utilizado foi o de blocos ao acaso, com três repetições e esquema fatorial (3 x 2 x 2) + 1, envolvendo tipos de inoculação (estirpes CIAT 899 de Rhizobium tropici, UFLA 02–100 de R. etli e ausência de inoculação), doses de Mo foliar (0 e 80 g ha-1) e doses de N na semeadura (0 e 20 k g ha-1), mais um tratamento adicional (80 kg ha-1 de N, aplicados metade na semeadura e metade em cobertura). Foram avaliados o número de vagens por planta (VP) e de grãos por vagem (GV) e o peso médio de cem grãos (P100). Não há efeito de molibdênio nos componentes primários do rendimento de grãos de feijão. As populações nativas existentes nas duas localidades proporcionam componentes primários de rendimento equivalentes aos das estirpes inoculadas, exceto no tratamento ausente em molibdênio e adubado com 20 kg ha-1 de N, onde a estirpe UFLA 02-100 se destacou no peso médio de cem grãos.