Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PROPOSIÇÃO METODOLÓGICA PARA AVALIAÇÃO DA FRAGILIDADE À DEGRADAÇÃO DE TERRAS POR USO AGRÍCOLA INADEQUADO E EROSÃO ACELERADA DO SOLO: ESTUDO DE CASO EM SÃO PAULO.
MARA DE ANDRADE MARINHO(1); LUIZ TOLEDO BARROS RIZZO(2); MARIANA SANTOS VARGAS(3); 1 - UNICAMP/ FEAGRI; 2 - LRM PROJETOS E CONSULTORIA AGROAMBIENTAL; 3 - THEMAG ENGENHARIA;
O uso agrícola adequado, ou de acordo com a capacidade da terra, é a primeira condição para a agricultura sustentável e a conservação ambiental. O trabalho teve por objetivo desenvolver abordagem metodológica para avaliar a fragilidade à degradação das terras por erosão e os impactos do uso atual sobre áreas indicadas para construção de duas barragens no estado de São Paulo. Em uma primeira etapa, a proposição metodológica incluiu a classificação da capacidade da terra, a definição do mapa de uso recomendado e a avaliação da adequação do uso atual (instalado). Em etapa posterior, estimaram-se as taxas de perda de solo por erosão e com base no conceito de tolerância de perda de solo foram avaliados o potencial natural de erosão e o risco de degradação das terras por erosão. A abordagem proposta se mostrou eficiente para identificar as áreas mais suscetíveis à degradação por erosão e os conflitos presentes do uso atual das terras que poderão impactar o meio ambiente e o empreendimento.