Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
A CIÊNCIA DO SOLO NOS PROJETOS ACADÊMICOS CURRICULARES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO NORDESTE DO BRASIL
RAIANE SANTOS CARDOSO(1); JEAN LUCAS VINHAS MEDEIROS(1); ANA MARIA SOUZA DOS SANTOS MOREAU(1); 1 - UESC;
O presente trabalho teve como objetivo analisar a inserção da Ciência do Solo nos cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia Agrícola Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia Sanitária Ambiental e Zootecnia nas Instituições de Ensino Superior (IES) do nordeste brasileiro. Para tal, foi realizado um levantamento de todas as IES no site oficial do Ministério da Educação – MEC (www.mec.gov.br). Procedeu-se visitas aos sites oficias das IES para obtenção de informações referentes: disciplinas relacionadas à ciência do solo, carga horária, quantidade de créditos, semestre que elas são ofertadas e a ementa. Os dados foram tabulados no software Microsoft Office Excel 2007. Os principais resultados obtidos revelaram que as disciplinas são ofertadas entre o 2º semestre e o 11º semestre, com as cargas horárias que variam de 45 á 120 horas aulas e geralmente apresentam-se denominadas de: “Pedologia”,” Mecânica I dos solos”, “Mecânica II dos solos”, “Fundamentos de ciência do solo” e “Fertilidade e manejo do solo”.