Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FRACIONAMENTO GRANULOMÉTRICO DA MATÉRIA ORGÂNICA EM AGREGADOS BIOGÊNICOS,INTERMEDIÁRIOS E FISIOGÊNICOS SOB DIFERENTES MANEJOS AGROECOLÓGICOS.
OCTÁVIO VIORATTI TELLES DE MOURA(1); MARCOS GERVÁSIO PEREIRA(2); CELESTE QUEIROZ ROSSI(2); ANASTACIA PERCI CAMPOS DE ALMEIDA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO; 2 - UFRRJ;
RESUMO: O tipo de manejo adotado em determinado solo pode influenciar na sua agregação, promovendo diferentes graus de proteção da matéria orgânica do solo (MOS). O objetivo desse trabalho foi estratificar os agregados de acordo com suas vias de formação e determinar os teores de carbono orgânico relacionados às frações granulométricas (areia, silte, argila) em diferentes sistemas de manejo agroecológico. Foram escolhidas cinco áreas para coleta de amostras: sistema agroflorestal (SAF), café em pleno sol (C-SOL), café sombreado (C-SOM), cultivo de aleia com flemíngia (AL-FLE) e sistema de plantio direto com milho e berinjela (PD) na área do Sistema Integrado de Produção Agroecológica, no município de Seropédica, RJ. As amostras foram coletadas nas profundidades: 0-0,05 e 0,05-0,1m; retidas em peneiras de 9,7 e 8,0 mm para identificação dos agregados formados pelas diferentes vias. Após a separação foram avaliados o carbono orgânico total (COT) e realizado o fracionamento granulométrico da matéria orgânica. Observou-se uma predominância do carbono orgânico associado aos minerais (Coam) em relação ao carbono orgânico particulado (COp) em todos tratamentos e profundidades, o que explica uma maior proteção e estabilidade da matéria orgânica associada aos minerais.