Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
IDENTIFICAÇÃO DOS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NAS ÁREAS DE EXTRAÇÃO INDUSTRIAL DE ARGILA REALIZADA NA CIDADE DE MARABÁ – PA (1).
ANDRESSA FERNANDES MONÇÃO(1); MARCUS FELIPE FROTA GAMA(1); EMILLY RAYSA DOS ANJOS SILVA(1); ANDREZA ANGÉLICA FROTA GAMA(1); GUSTAVO FERREIRA DE OLIVEIRA(1); ANDRÉA HENTZ DE MELO(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ;
RESUMO: A exploração industrial de argila na cidade de Marabá tem causado uma série de impactos negativos ao meio socioambiental. Este trabalho teve como objetivo identificar os impactos socioambientais nas áreas de extração de argila em decorrência de mineração, realizada na cidade de Marabá-PA. As áreas do estudo foram áreas de extração de argila das Cerâmicas Ceritta e Bambu. Entre os meses de junho e outubro de 2014, foi elaborado e aplicado um questionário semiestruturado para 500 pessoas com perguntas socioeconômicas e relativas à percepção socioambiental da atividade de mineração industrial de argila. Os entrevistados são moradores do entorno das áreas de extração de argila. Os dados foram compilados e apresentados na forma de figuras. Todos os testes de hipóteses aplicados nesse trabalho consideraram uma significância de 5%. Foi observado que nas áreas de extração de argila das Cerâmicas Ceritta e Bambu, tensões nas esferas socioambientais são potencializadas pela grande proximidade que estes empreendimentos possuem na sua base de influência direta ao centro urbano da cidade de Marabá.
Termos de indexação: Produção industrial, fiscalização, medidas compensatórias