Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ABORDAGENS SOBRE A BIODIVERSIDADE DO SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL
MAÍRA AKEMI TOMA(1); TAINARA LOUZADA RODRIGUES(2); DIEGO TASSINARI(2); ÉRIKA ANDRESSA DA SILVA(2); ROGÉRIO CUSTÓDIO VILAS BOAS(2); FATIMA MARIA DE SOUZA MOREIRA(2); 1 - UNIV. FEDERAL DE LAVRAS; 2 - UFLA;
O conhecimento acerca da importância do solo e de sua biodiversidade ainda é escasso no ensino fundamental, principalmente, com relação aos recursos didáticos utilizados para abordagem do tema. Portanto, esse trabalho teve como objetivo introduzir, desenvolver e avaliar a utilização de ferramentas pedagógicas na construção do conhecimento sobre o solo e seus organismos no ensino fundamental II. Para isso, foram utilizados modelos didáticos, experiências e coleções de rochas e de organismos, como também vídeos, dinâmicas e atividades de campo (horta). Nos encontros foram coletados dados qualitativos por meio de gravações e observações, além da sistematização e avaliação das dinâmicas propostas. Verificou-se que o conhecimento dos estudantes sobre os organismos é limitado a algumas funções da macrofauna e micro-organismos; que, geralmente, associam organismos de aparência incomum a um aspecto negativo; e que não associam o solo como um ecossistema repleto de diversidade. A construção do conhecimento, promoveu uma nova percepção sobre a importância do solo para os estudantes, sendo os vídeos, coleções de rochas e organismos e a atividade em hortas, os recursos mais interessantes para os estudantes.