Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
FRAÇÕES LÁBEIS DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO EM CULTIVOS DE PALMA DE ÓLEO (ELAEIS GUINEENSES) EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NO NORDESTE PARAENSE.
WILIAN VICTOR DA SILVA CAMPOS(1); STEEL SILVA VASCONCELOS(2); WALMIR RIBEIRO DE CARVALHO(3); IVANA DO SOCORRO REIS DA SILVA(3); SAIME JOAQUINA SOUZA DE CARVALHO RODIGUES(3); LÍVIA GABRIG TURBAY RANGEL-VASCONCELOS(3); 1 - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ - UEPA; 2 - EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL; 3 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA (UFRA);
A matéria orgânica lábil representa um importante indicador de qualidade do solo, as práticas de manejo no sistema influenciam diretamente na qualidade desse material. Objetivou-se com este estudo avaliar a disposição das frações lábeis da matéria orgânica do solo, através do fracionamento densimétrico, em cultivos tradicional e alternativo de palma de óleo (Elaeis guineenses) O trabalho foi desenvolvido no município de Tomé Açú. Foram considerados três sistemas: (1) Sistema com baixa diversidade de espécies (Adubadeiras); (2) sistema com alta diversidade de espécies (Biodiverso) e (3) sistema de cultivo convencional. As frações da matéria orgânica do solo não são sensíveis a variabilidade espacial de sistemas com palma de óleo, nas condições estudadas. O cultivo de palma de óleo em sistema alternativo , ou seja, integrados ao SAFs acumula mais fração leve-livre quando comparado com o sistema convencional.