Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ALTERNATIVA PARA ADUBAÇÃO POTÁSSICA DE HORTALIÇAS NO MANEJO ORGÂNICO EM SOLO DE BAIXA FERTILIDADE NATURAL DO TRÓPICO ÚMIDO.
ALINE MORENO FERREIRA(1); VALTER BARBOSA DOS SANTOS(2); BRUNO SANTOS MARINHO(2); RONALD ALVAREZ LAZO(2); ALTAMIRO SOUZA DE LIMA FERRAZ JUNIOR(2); ANA MARIA SILVA DE ARAÚJO(2); 1 - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO; 2 - UEMA;
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência do sulfato de potássio, da cinza de madeira e do pó de marmoraria como fontes alternativas de potássio, na produção orgânica de hortaliças na Ilha de São Luís-Ma, utilizando-se como cultura indicadora a planta do milho híbrido AG 1051, para aproveitamento comercial das espigas (milho verde). O delineamento experimental utilizado foi blocos casualizados, com parcelas subsubdivididas, em esquema fatorial 3x5x2, constituído por três fontes de potássio aplicados em cinco doses (0, 30, 60, 90, 120 kg.ha-1 K2O), na presença e na ausência de biofertilizante com quatro repetições. Aos 45 após semeadura foram aferidas as variáveis, altura da Planta (AP), diâmetro do caule (DC); e aos 70 dias foram aferidas as variáveis, diâmetro da espiga sem palha (DESP); comprimento da espiga sem palha (CESP), peso de espigas com palha (PECP), peso de espigas sem palhas (PESP). Os dados foram submetidos a análise variância e as médias foram comparadas pelo teste Tukey (p<0,01) por meio do software SAEG 9.1.Houve diferença significativa entre fontes e as doses avaliadas e o pó de marmoraria mostrou-se mais eficiente para a maioria das variáveis avaliadas.