Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
ESTUDO DOS SOLOS DO ESTADO DA PARAÍBA EM NIVEL EXPLORATÓRIO-RECONHECIMENTO
NELSON LARA DA COSTA(1); GLAILSON BARRETO SILVA(1); FRANCISCO FERREIRA FORTUNATO(1); 1 - IBGE;
O estudo dos solos do Estado da Paraíba identificou e cartografou os diferentes tipos de solos encontrados nesta unidade da Federação.
Foi confeccionado um mapa de solos na escala 1:400.000, a partir de dados compilados do banco de dados do IBGE, das folhas SB.24 Jaguaribe, SB.25 Natal e SC.24 Aracaju, produzidas originalmente pelo Projeto RADAMBRASIL. As classes de solos que compõem as unidades de mapeamento contidas na legenda foram atualizadas para a nomenclatura adotada pelo Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, (SiBCS), 3ª edição.
Para a elaboração do referido mapa, foi necessário selecionar as unidades de mapeamento de cada folha citada, utilizando-se o programa GeoMedia. Em seguida foram normatizadas, compatibilizadas e ordenadas resultando na legenda de solos do mapa.
A metodologia utilizada na manipulação dos dados segue as diretrizes estabelecidas no Manual Técnico de Pedologia do IBGE.
Neste estudo foram identificadas 169 unidades de mapeamento assim distribuídas: 10 classes de solos no 1º nível categórico (Ordens), 19 classes no 2º nível categórico (Subordens) e 24 classes no 3º nível (Grandes Grupos) que, somadas às de 4º nível (Subgrupos) e aos tipos de terreno, resultaram no total acima.