Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
CARACTERIZAÇÃO MINERALÓGICA DO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DE BAUXITA EM SOLO NA REGIÃO DE ESPERA FELIZ, MINAS GERAIS, BRASIL.
ERICK DE OLIVEIRA FARIA(1); FABRICIO SOUSA DA SILVA(2); ANA CAROLINA CAMPOS MATEUS(3); FÁBIO SOARES DE OLIVEIRA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; 2 - UFMG; 3 - UFOP;
Esse trabalho objetivou caracterizar a evolução mineralógica no processo de transformação da bauxita em solo na Região de Espera Feliz, leste de Minas Gerais. Na região estudada encontram-se solos profundos associados com couraça aluminosa, sugerindo uma relação genética entre ambos. Os objetivos foram alcançados a partir de pesquisa bibliográfica e de fases de campo e pós-campo. A fase de campo incluiu a escolha e descrição de 5 perfis, coleta de amostras dos horizontes e dos fragmentos de bauxita sotopostos. A fase pós-campo contemplou a caracterização mineralógica por difração de raios X (DRX) das amostras coletadas. A mineralogia identificou a presença de gibbsita, caulinita, goethita e quartzo tanto nos fragmentos de bauxita quanto no horizonte B, porém com diferenças na intensidade dos mesmos. O quartzo possui picos com maior intensidade e mais bem definidos no solo. É provável que a degradação da gibbsita esteja contribuindo para que o quartzo tenha sua difração melhor detectada. Tais transformações mineralógicas estariam associadas ao processo de ressilicificação, considerando que a reincorporação da sílica pela atividade pedobiológica pode ser o processo mais importante na transformação da bauxita em solo.