Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DE SOLO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA, TECNOLÓGICA E LICENCIATURA
SÊMELE ARÍCIA ALMEIDA BOMFM(1); SÊMELE ARÍCIA ALMEIDA BOMFIM(2); JEAN DALMO DE OLIVEIRA MARQUES(2); LUCILENE DA SILVA PAES(2); ROSA OLIVEIRA MARINS AZEVEDO(2); JUVENAL SEVERINO BOTELHO(2); 1 - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIENCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS -IFAM; 2 - IFAM;
O solo é um dos componentes do sistema terrestre de grande importância no processo ensino-aprendizagem, pois através do seu estudo é possível aplicar seu conhecimento em diversas ciências. Nesse sentido, um dos objetivos da educação em solo é a busca por conscientizar as pessoas da importância do solo em sua vida. O objetivo do presente estudo foi elaborar materiais didático-pedagógicos de solo com forma de auxiliar no processo ensino-aprendizagem na Educação Profissional Técnica,Tecnológica e Licenciatura, em cursos que apresentam esse tema em seus componentes curriculares, despertando a consciência ambiental e disseminando o conhecimento sobre solo em diferentes níveis de ensino. O estudou foi constituído por seis etapas: revisão bibliográfica, diagnóstico inicial, montagem dos kits de solos, demonstração dos conhecimentos sobre solos, verificação de aprendizagem, tabulação e análise dos dados. Os resultados obtidos demonstraram que os materiais-didáticos elaborados auxiliaram no processo ensino-aprendizagem do tema solo nos diversos cursos estudados de forma dinâmica e interativa, facilitando a compreensão dos alunos e despertando a consciência ambiental com relação a esse recurso natural.