Parte dos estudantes e professores do ensino básico não relacionam os conhecimentos científicos com as temáticas de sustentabilidade, entre elas, o solo. O objetivo desse trabalho foi analisar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre solos e sua relação com a disciplina de química além de estimular a contextualização e o interesse pela preservação desse importante recurso natural. O trabalho envolveu 98 estudantes do ensino médio do Colégio Técnico Industrial da Universidade Federal de Santa Maria (CTISM, UFSM) e foi desenvolvido em quatro etapas: 1. Questionário inicial (Qi); 2. Visita guiada ao Museu de Solos do RS (Vg); 3. Atividade experimental no laboratório e 4. Reaplicação do questionário (Qf) sendo classificado como pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Observou-se, após o desenvolvimento das atividades, que houve significativa melhoria nas concepções dos estudantes em relação às funções, características e o papel na sustentabilidade que o solo exerce no ambiente, além de haver uma percepção da relação do solo com a disciplina de química. A utilização de estratégias de ensino com diferentes temáticas, contribuiu significativamente para uma melhor reflexão, conscientização e conhecimentos dos estudantes do ensino técnico do CTISM.