Área restrita:    
Login 
Senha 

Certificados
Os certificados estão disponíveis!.

Anais online
Faça sua pesquisa aqui

Programação Científica
Consulte a grade completa do evento.

Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo



EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA APÓS SEMEADURA DE FEIJÃO EM EXPERIMENTO DE LONGA DURAÇÃO COM APLICAÇÃO SUPERFICIAL DE CALCÁRIO E GESSO.


TIARA MORAES GUIMARÃES(1); JULIANO CARLOS CALONEGO(2); MICHELY DA SILVA ALVES(3); JOÃO PAULO GONSIORKIEWICZ RIGON(3); CARLOS ALEXANDRE COSTA CRUSCIOL(3);
1 - UNESP - UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA; 2 - UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA; 3 - UNESP;

A calagem e a gessagem são práticas agrícolas importantes para melhorar o ambiente edáfico, favorecendo o desenvolvimento das plantas, e consequentemente o sequestro de carbono. Por outro lado, podem favorecer a atividade microbiana e a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Assim, objetivou-se avaliar a emissão de GEE após a semeadura do feijão em Sistema Semeadura Direta (SSD), em função do efeito residual da aplicação superficial de calcário e gesso em experimento de longa duração. O presente trabalho é parte de um experimento, instalado em 2002, na Fazenda Experimental Lageado (FCA/UNESP), em Botucatu (SP). O delineamento experimental foi em blocos casualizados no esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por: 0, 1000, 2000 e 4000 kg ha-1 de calcário; e as subparcelas por: 0 e 2100 kg ha-1 de gesso agrícola, com aplicações realizadas em 2002, 2004 e 2010. Para a determinação dos fluxos de CO2, N2O e CH4 provenientes do solo, procedeu-se a coleta dos gases, um dia após a semeadura do feijão (02/12/2014), com 0, 10, 20 e 40 min de incubação nas câmaras coletoras, sendo as amostras analisadas em cromatógrafo gasoso. Após quatro anos da calagem e da gessagem, a emissão de CO2 não foi alterada por essas práticas. A maior emissão de N2O ocorreu com 1000 kg ha-1 de calcário, independente da aplicação de gesso, sendo similar à emissão na ausência de calcário mas com aplicação de gesso. Independente da calagem e da gessagem, o SSD é dreno de CH4.

[baixar arquivo pdf]

Certificados


Atenção congressistas!
Os certificados do evento estão disponíveis!
Clique aqui para acessar a área de impressão.

 
Início
Anais online
Comissões
Palestrantes
Inscrições
Resumos
Exposição e Apoio
Local do Evento
Agência Oficial
Conheça Natal
Divulgue o Evento
Associe-se à SBCS
Perguntas Frequentes
Fale Conosco
 
Notícias

Previsão do Tempo



Promoção:

Realização:

Co Realização:


 

Organização:

Rua Theodorico
Ghilherme, 2191
Morro Branco | Natal | RN
Fone: (84) 3221-3200

| Faça contato aqui |
Agência de Turismo

 

 

Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação