Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
DESENVOLVIMENTO DE RABANETE (RAPHANUS SATIVUS L.) SOB SISTEMA CONVENCIONAL DE CULTIVO EM RESPOSTA A DIFERENTES FONTES DE MATÉRIA ORGÂNICA.
ADRIANA DE FÁTIMA DA COSTA(1); MATHEUS GONÇALVES BORGES(1); JUSSIGUELI MARCONDES MARANHO(1); GLAUCIA DE FATIMA M. VIEIRA E SOUZA(1); BIANCA GONÇALVES GUIMARÃES(1); VASCONCELOS ROMÃO DE OLIVEIRA(1); 1 - UNITRI - CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO;
A matéria orgânica presente no solo é responsável pela melhoria de suas características físicas, químicas e biológicas, além de agregar também em sua fertilidade pela disponibilização de alguns macro e micronutrientes. O preparo intensivo do solo, por meio do revolvimento, acelera a decomposição da matéria orgânica. Ao se cobrir o solo com palha, ou devido à sua incorporação ocorre um controle da erosão hídrica, o que evita a perda de partículas dos agregados mantendo assim a fertilidade do solo e melhorando suas características. Com o intuito de se avaliar o efeito de diferentes tipos de matéria orgânica no desenvolvimento do rabanete, realizou-se um experimento com quatro tratamentos e cinco repetições. Os tratamentos testados foram a aplicação de 20kg por canteiro de palha de sorgo incorporada ao solo, 20kg palha de milho incorporada ao solo, 20kg palha de sorgo em cobertura, 20kg palha de milho em cobertura e a testemunha, onde não se aplicou matéria orgânica. Os resultados obtidos mostraram que houve um incremento tanto para peso, quanto para o diâmetro das raízes de rabanete quando adicionada matéria orgânica ao solo, o que comprova que a adubação orgânica se torna uma prática benéfica em sistemas de cultivo convencional.