Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
O SOLO NO CONTEXTO DO MEIO AMBIENTE: PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE PERNAMBUCO.
JACIENE SUARES DA SILVA(1); EUZELINA DOS SANTOS BORGES INÁCIO(2); 1 - FACULDADE ESTÁCIO DO RECIFE; 2 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA;
O solo é um elemento essencial para a manutenção da vida no planeta. Entretanto, o espaço dedicado ao seu estudo no ensino básico, é freqüentemente insuficiente ou inexistente. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a percepção de alunos do 3º. ano do ensino médio, em três escolas da rede estadual de Ribeirão – PE, a respeito do solo e da Matéria Orgânica do Solo. Para realização da pesquisa, foram aplicados questionários em formato de entrevista com os alunos. As perguntas abordavam conceitos e importância do solo e da matéria orgânica para o meio ambiente. Constatou-se que nas três escolas, os alunos tem uma percepção do solo como algo estático, importante para o estabelecimento de atividades humanas como construção e produção de alimentos. Falta a estes estudantes uma sensibilização com relação à importância destes elementos para a qualidade de vida, que poderia ser adquirida através de uma educação dinâmica e participativa. Os alunos possuem uma percepção fragmentada sobre o conteúdo dos solos e da matéria orgânica do solo, onde sua natureza dinâmica não é considerada.