Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
NORMA DRIS PARA A CULTURA DA LARANJA NO ESTADO DO PARÁ
MARIA GERLEANE MOREIRA DE ARAÚJO DA CUNHA(1); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA;
No inicio da década de 90 o Estado do Pará, devido suas condições edafoclimáticas ser satisfatórias para esta cultura, entrou no cenário dos produtores de citros e hoje já é o sétimo maior produtor do Brasil. O Sistema Integrado de Diagnose e Recomendação (DRIS) é um método mais recente e tem sido apontado como vantajoso, pois, na determinação do estado nutricional, utiliza o conceito de balanço nutricional e possibilita a ordenação dos nutrientes mais limitantes. Normas desenvolvidas regionalmente, ou localmente, produzem maior precisão no diagnóstico de deficiências ou desbalanços do que aquelas de outras regiões. Foram selecionadas áreas de produção comercial de laranja, situada no município de Capitão Poço, localizadas na Região Nordeste do Estado do Pará.
Para as 55 relações selecionadas por meio do critério do Valor F, são apresentados os valores de média, desvio padrão, coeficiente de variação, variância, coeficiente de assimetria e o coeficiente de curtose. Verificou-se que nenhuma relação entre os nutrientes apresentaram CV acima de 30%, mostrando maior confiabilidade dos dados amostrados.
Avaliando o efeito da normalidade das médias das relações entre os nutrientes dois a dois selecionadas, constatou-se que o conjunto de relações (normas DRIS) selecionadas apresentou em 10,9% (6 relações de 55 selecionadas – N/P; N/S; B/P; B/S; Fe/Mg; B/Mg) desvio padrão maior que 1,0 , enquanto que as relações selecionadas para variância apresentou 18,2% (10 relações de 55 selecionadas – N/P; N/S; B/P; P/Mn; P/Zn; K/Fe; B/Mg; Fe/Mg; B/S; S/Fe;) maior que 1,0.