Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
JOGOS AMBIENTAIS DO ACRE: ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DE SOLOS E MEIO AMBIENTE COM ÊNFASE À OCUPAÇÃO DO SOLO
JOAO LUIZ LANI(1); MAISA MAIA BARBOSA DOS SANTOS(1); CARLOS JOAQUIM EINLOFT(1); EUFRAN FERREIRA DO AMARAL(2); EDSON ALVES DE ARAÚJO(3); EMANUEL FERREIRA DO AMARAL(4); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - UFV; 2 - EMBRAPA - ACRE; 3 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC; 4 - EMPRESA VECTRA LTDA;
RESUMO: Há uma lacuna entre as pesquisas formais e a sua divulgação de forma didática para os nãos especialistas, em especial, para as classes menos informadas cientificamente como as professoras de primeiro e segundo grau e os seus respectivos públicos alvos, os alunos. Normalmente, a linguagem cientifica é hermética. Na sua forma de divulgação, através de papers, dificilmente estas informações chegam a este tipo de público. Com base nestas dificuldades tentou-se com o uso de jogos educativos levar as informações relevantes de forma decodificada sobre o meio ambiente, com ênfase em solos. Os jogos ambientais (JA) são ferramentas pedagógicas que permitem uma relação direta com o público, além dos espaços físicos das escolas, de forma a atingir a sociedade como um todo. É neste contexto que os mesmos vêm abrindo caminho e crescendo em importância com uma forma dinâmica de levar às pessoas conceitos fundamentais do DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Assim, foram elaborados oito temas, com diferentes assuntos e são aplicados no processo de ensino/aprendizagem pelo Governo do Estado do Acre em toda a rede pública.