Anais do XXXV Congresso Brasileiro de Ciência do Solo
PRODUÇÃO DE BIOMASSA E EFICIÊNCIA DE UTILIZAÇÃO DE FÓSFORO NO LENHO EM CLONES DE EUCALYPTUS SPP. SOB DIFERENTES ESPAÇAMENTOS DE PLANTIO.
MARCOS ANDRÉ PIEDADE GAMA(1); RAYANNE OLIVEIRA TEIXEIRA(2); SUANY COUTO TEIXEIRA(2); JONAS ELIAS CASTRO DA ROCHA(2); LUANE PEREIRA DIAS(2); LUANA LIMA DE SOUZA(2); 1 - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA; 2 - UFRA;
O Estado do Pará figura entre as principais áreas de expansão estratégica dos povoamentos florestais com eucalipto devido à grande disponibilidade de terras com potencial para esta atividade. Assim, para contribuir com o desenvolvimento do reflorestamento na região do sudeste Paraense, o presente estudo objetivou avaliar o comportamento de clones de eucalipto em função dos espaçamentos de plantios, considerando a produção de biomassa aérea e a eficiência de utilização de fósforo (P) para produção de biomassa de lenho. O experimento foi instalado em Dom Eliseu, Pará, consistiu em três materiais genéticos de eucalipto, Eucalyptus grandis, o híbrido Eucalyptus grandis x E. urophylla e E. platiphylla avaliados em quatro diferentes espaçamentos, sendo uma distância fixa de 3 m entre as linhas e distâncias variáveis entre as plantas nas linhas de plantio, de 2; 3; 3,5 e 4 m. Aos 27 meses após plantio foram coletados dados para determinação da biomassa e cálculo do conteúdo e eficiência de utilização de Fósforo (P). O híbrido E. grandis x E. urophylla é o mais adaptado às condições estudadas quanto a produção de biomassa de lenho e à eficiência de utilização de P para a produção de lenho.